O Estado de São Paulo, n. 46821, 26/12/2021. Política p.A12

 

'Estadão' premia produções jornalísticas mais inovadoras e relevantes de 2021


Evento realizado há 21 anos elege os principais conteúdos publicados nas versões impressa e digital do Grupo Estado

 

As produções jornalísticas de maior relevância e impacto e os formatos mais inovadores publicados em 2021 foram reconhecidos na 21.ª edição do Prêmio Estado de Jornalismo. O prêmio é concedido anualmente pelo Grupo Estado para destacar os principais conteúdos produzidos no ano pelos jornalistas do Estadão.

O Prêmio Estado de Jornalismo foi dividido em 11 categorias, nas quais trabalhos de todos os núcleos do Estadão foram avaliados por um júri formado pelos editores do jornal. A grande vencedora da categoria "Reportagem" foi o trabalho que marcou o início da cobertura sobre o orçamento secreto. A série que revelou o mecanismo montado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para aumentar sua base de apoio no Congresso se tornou um dos principais temas na cobertura política do Brasil em 2021.

Neste ano, foram premiados trabalhos em diferentes mídias, nas categorias Reportagem, Especial, Projeto Original, Entrevista, Perfil, Vídeo, Fotografia, Áudio, Excelência Gráfica, Interatividade com o Leitor e Serviço.

O prêmio de Projeto Original foi concedido ao novo impresso do Estadão, que chegou às bancas no dia 17 de outubro. A ousada transformação do produto mais tradicional do Grupo Estado trouxe inovações tanto no conteúdo, com novas seções e mais espaço para aprofundamento e contextualização de fatos, quanto no formato, germânico (berliner), mais fácil de manusear e de ler. Além do leitor, o novo Estadão foi reconhecido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) como Mídia do Ano. 

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

'Furos' que causaram impacto na sociedade

Reportagem

 

A vencedora foi a reportagem que deu início à cobertura sobre o orçamento secreto. A série foi produzida pelos repórteres Breno Pires, André Shalders, Felipe Frazão e Vinícius Valfré. As repórteres Andreza Matais e Vera Rosa revelaram que o ministro da Defesa, Braga Netto, fez ameaças e condicionou as eleições ao voto impresso. E o repórter Marcelo Godoy detalhou a atuação do Narcosul, cartel que reúne nomes da cúpula do PCC.

 

Vencedores

1º lugar

Orçamento secreto banca apoio no Congresso

 

2º lugar

Ministro condiciona eleições a voto impresso

 

3º lugar

Bolívia vira santuário do Narcosul

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Um olhar único sobre personagens singulares

Perfil

 

'Daniel Silveira: O fã de Robocop que quis enfrentar o Supremo' foi a reportagem vencedora na categoria perfil, que reuniu textos que contam histórias, pontos de vista, dramas e alegrias de um personagem jornalisticamente relevante.

A trajetória do deputado federal pelo PSL, contada pelos repórteres Wilson Tosta, Marcio Dolzan e Marcelo Godoy, ficou com o primeiro lugar na categoria.

 

Vencedores

1º lugar: O fã de Robocop que quis enfrentar o STF

 

2º lugar: O João Gilberto que Zuza Homem de Mello nos deixou

 

3º lugar: A vida do traficante que sonha ser Pablo Escobar

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

Conteúdo em diversos formatos e plataformas

Especial

 

A categoria premiou os especiais multimídia com maior relevância jornalística, apresentando o conteúdo em diferentes formatos e plataformas. A vencedora foi o projeto 'Aquele assunto', iniciativa produzida pela 31.ª turma do Curso Estado de Jornalismo. A série, com foco no público jovem, abordou temas como educação sexual, métodos contraceptivos, gênero e segurança digital.

 

Vencedores

1º lugar

Aquele assunto

 

2º lugar

A Casa dos brasileiros. E as mudanças vindas com a pandemia

 

3º lugar

20 anos da Guerra ao Terror: uma história sem fim

 

______________________________________________________________________________________________________________________

 

Novo jornal atualiza forma e conteúdo

 

 

O novo impresso do Estadão, que chegou às bancas no dia 17 de outubro, foi premiado como o projeto original do ano pelo júri. A categoria reconhece um único trabalho, considerado pelo júri como o mais criativo e original do ano, levando-se em conta tema, apresentação, formato e plataforma utilizada. Nesta categoria, houve ainda duas menções honrosas.

 

Vencedores

1º lugar

Novo Impresso do Estadão

 

Menção honrosa

Série especial 'Democracia em erosão'

 

Menção honrosa

Cobertura da Olimpíada de Tóquio