Título: Fendas tragam até carros
Autor: Marcelo Ambrosio e Claudia Bojunga
Fonte: Jornal do Brasil, 30/09/2005, Internacional, p. A8

Sete militares chilenos, a bordo de um veículo de neve, caíram ontem em uma fenda oculta sob uma camada de gelo. O acidente é o segundo desse tipo em menos de duas semanas e gera ainda mais preocupação. No outro, um cientista argentino e um militar desapareceram quando o trenó motorizado em que se encontravam caiu em uma outra fenda, na geleira Collins, que tem mais de 100 metros de profundidade. Nos dois episódios, os buracos surgiram em locais antes tidos como seguros.

A tripulação chilena teve mais sorte. O jipe ficou preso antes de descer mais fundo. Quatro homens foram salvos, mas três ficaram presos nas ferragens, ainda vivos. As vítimas - que ficaram a 40 m da superfície - estão submetidas a temperaturas que passam de 20° negativos.

O acidente ocorreu perto da base militar Bernardo O'Higgins, na Antártida, quando o jipe para neve regressava de uma patrulha de manutenção de abrigos. Segundo o comando, o piloto seguia pela mesma rota usada na ida, considerada segura e demarcada com bandeirolas em todo o trajeto.

Ainda correm risco de vida o capitão Enrique Encina Gallardo e os suboficiais Fernando Burboa Reyes e Jorge Basualto Bravo. Mas o comando da base acredita que a sólida estrutura do veículo e os equipamentos que os três carregavam devem ajudá-los a resistir.

Os militares salvos estavam na traseira do veículo, o que facilitou o resgate. Os outros seguiam na cabine e será necessário usar equipamentos que cortam metal para retirá-los.