Título: HIV se torna mais fraco desde primeiro caso
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/09/2005, Internacional, p. A13

O HIV, vírus da aids, parece ter enfraquecido desde o início da pandemia, há mais de duas décadas, concluiu um estudo belga.

Cientistas do Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia compararam amostras de HIV-1 - mais fatal que o HIV-2 - do período de 1986 a 1989 com outras de 2002 e 2003 e descobriram que 75% das porções recentes eram mais fracas, tanto na disseminação no organismo quanto na transmissão.

Foram analisados 12 pares de amostras, colocadas em contato com glóbulos brancos (leucócitos) - o principal alvo do vírus no organismo humano - para infectá-los. Cada dupla reunia o HIV-1 mais antigo e a variação mais nova, que se multiplicou em menor velocidade.

- O que mais nos chocou foi esse enfraquecimento do HIV-1 - disse Eric Arts, especialista da Universidade Case Western Reserve, de Cleveland (EUA). - Se você observar essa trajetória, é possível que o HIV-1 pare de matar dentro de 60 anos.

Marco Vitoria, da Organização Mundial da Saúde, por sua vez, considerou ''pequena'' a amostra estudada:

- O enfraquecimento não é um fato novo na história de doenças infecciosas. É um processo lento, que deve ser medido não em anos, mas em gerações.

Segundo o UNAIDS, programa da ONU, a doença matou mais de 20 milhões de pessoas desde o primeiro caso diagnosticado, em 1981. Em 2004, foram mais de 3 milhões de vítimas, e 40 milhões convivendo com o vírus.