Valor Econômico, v. 20, n. 4820 22/08/2019. Política , p. A10
Reforma dos militares terá parecer em um mês
O relator da reforma da Previdência dos militares, Vinicius Carvalho (PRB-SP), apresentou ontem o plano de trabalho da comissão especial que tratará da proposta. Ele pretende apresentar seu parecer sobre projeto em 18 de setembro e, com isso, mantém a expectativa do governo de concluir a votação do relatório no colegiado ainda em setembro. A proposta tramita de forma conclusiva e, se não houver recurso, será encaminhada ao Senado sem passar pelo plenário.
Na terça-feira, está prevista uma audiência pública com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e com comandantes das Forças Armadas. Na semana seguinte, em 3 de setembro, uma audiência pública receberá representantes do Ministério da Economia. Há ainda a previsão de outras duas audiência públicas, em 10 e 17 de setembro, de acordo com o plano de trabalho apresentado.
O governo pretende manter a proposta inalterada, mas há questionamentos, entre os parlamentares, à concessão de benefícios aos militares, como adicionais e bônus, em troca da reforma em seu sistema de previdência. Além disso, serão a única categoria com direito à aposentadoria integral. Há pressão de policiais para receber o mesmo benefício.
Os trabalhos da comissão já começaram sem acordo, com os vice-presidentes eleitos por sorteio. O deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) será o primeiro vice-presidente, enquanto Coronel Armando (PSL-SC) e Guilherme Derrite (PP-SP) ocuparão a segunda vice-presidência e terceira vice-presidência do colegiado.