Título: Polícia identifica suspeitos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/10/2005, Internacional, p. A7

De acordo com informações divulgadas ontem pela polícia local, no mínimo seis pessoas participaram dos atentados de sábado, incluindo os três suicidas. Fotos de suspeitos já foram liberadas.

- Tenho certeza que há outros envolvidos. Temos que encontrar os que planejaram os ataques - afirmou o chefe de polícia, Mangku Pastika.

Os peritos têm certeza de que os autores das explosões eram suicidas pelo estado em que os corpos dos suspeitos foram encontrados. Segundo ele, os restos estavam espalhados em uma grande área, um padrão típico nos terroristas suicidas. Também havia traços de TNT nos suspeitos, confirmação de que carregavam as cargas presas no próprio torso. Além disso, as cabeças estavam intactas, separadas dos corpos, indicativo desse método de ação.

- Por causa dessas informações, temos certeza que as explosões foram causadas por homens-bomba - afirmou Pastika.

O major general Ansyaad Mbai, responsável pela operação antiterror da Indonésia, disse que dois fugitivos da Malásia são suspeitos de organizar os atentados. Azahari Bin Husin e Noordin Mohamed Top estão na lista dos mais procurados da Indonésia desde os ataques de 2002 na ilha, nos quais mais de 200 pessoas perderam a vida.

Ontem, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, alertou a população local sobre a possibilidade de novos ataques. - Os terroristas ainda estão procurando seus próximos alvos - afirmou o líder, após visitar as áreas afetadas.