Título: Ação de guerra na BrT
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 01/10/2005, Economia & Negócios, p. A17

A rapidez com que as mudanças na Brasil Telecom foram concretizadas na assembléia de ontem foi garantida por forte aparato jurídico. Além do acompanhamento de uma viatura da Polícia Federal e de dois oficiais de justiça - com autorização para intervir contra possíveis manobras do Opportunity - a assembléia foi garantida por decisões da Justiça de Brasília, do Tribunal de Contas da União e da Justiça dos Estados Unidos.

O juiz Lewis Kaplan havia avisado ao Opportunity para não criar obstáculos para a realização da assembléia. Segundo os advogados dos fundos, Dantas seria preso em solo americano se impedisse a assembléia.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, baixou liminar impedindo a criação de obstáculos à realização da assembléia. Carla Cicco tentou plantar o cunhado de Dantas, Francisco Müssnich, na condução da assembléia, sem sucesso. Müssnich deixou a sede da Brasil Telecom bem antes do começo da assembléia, convicto de que o Opportunity perderia o controle da companhia.

- Eles entregaram a empresa - avaliou um dos representantes dos fundos.

A batalha foi ganha graças a 10 advogados contratados pelos fundos de pensão. À frente do grupo, o jurista Paulo César Pinheiro Carneiro disse que foi preciso derrubar pelo menos 80 liminares nos últimos cinco meses.

- A estratégia foi semelhante a um jogo de xadrez - resumiu Carneiro.

Sócio da Angra Partners, gestor das participações dos fundos de pensão nas empresas de telefonia, Ricardo Knoepfelmacher ou Ricardo K, como é conhecido o novo presidente da Brasil Telecom, promete administrar com ''pluralidade'', com ''as decisões passando pelos reais controladores''. A idéia é preparar a companhia para ser vendida, provavelmente à Telecom Itália, controlada pelo dono da Pirelli, o italiano Tronchetti Provera.

- O objetivo dos fundos de pensão e do Citigroup é de poder alienar a companhia pela melhor oferta, no momento adequado - disse o presidente do Conselho de Administração, Sérgio Spinelli, advogado do Citigroup.

Segundo Knoepfelmacher, em três semanas a empresa promoverá conference call com analistas para apresentar a nova diretoria e esboçar as novas estratégias de mercado. Em novembro, um novo encontro será feito para anunciar em definitivo as novas metas da empresa.

Colaborou Dimalice Nunes