Valor Econômico, v. 20, n. 4837 14/09/2019. Política, p. A8

Bolsonaro recebe visita de Moro em SP

 André Guilherme Vieira
 Ana Paula Paiva 


 

Vivendo uma crise em função da troca de comandos regionais da Polícia Federal (PF), o ministro da Justiça, Sergio Moro, visitou ontem em São Paulo o  presidente Jair Bolsonaro. O presidente se recupera de cirurgia para correção de hérnia incisional e está internado no hospital Vila Nova Star, na Vila Nova Conceição, zona Sul da cidade. O ministro chegou ao hospital por volta das três horas da tarde, acompanhado de sua mulher, Rosângela Wolff Moro. Ficou no quarto com o presidente e com a primeira-dama Michelle Bolsonaro por cerca de 15 minutos. Ambos conversaram pouco. A recomendação médica é para que Bolsonaro converse para evitar a ingestão de ar,  Bolsonaro agradeceu a Moro pela visita.

O clima entre o ministro e o presidente tem sido tenso nas últimas semanas. Moro tenta evitar que Bolsonaro demita o diretor-geral da PF, delegado Maurício Valeixo, que está de férias por 10 dias desde a segunda-feira. Bolsonaro tende a escolher para o cargo Anderson Gustavo Torres, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Bolsonaro está internado desde a noite do dia 7. Não há previsão de alta. Segundo afirmou ontem o porta-voz da presidência, Otávio do Rêgo Barros, “a evolução da saúde do presidente é bastante satisfatória”. "A alta está associada à evolução da dieta e do quadro clínico do presidente. Não gostaria de adiantar a data, mas a expectativa é que aconteça em um prazo curto", disse.

Segundo o porta-voz, o presidente segue com uma dieta cremosa, que deve evoluir aos poucos para pastosa.  De acordo com Rêgo Barros, a equipe médica deverá ir a Brasília para fazer uma avaliação clínica do presidente antes da viagem para Nova York, que está prevista para o dia 22 de setembro.

"Estamos mantendo o planejado. A equipe irá a Brasília fazer essa avaliação. O presidente está com um ânimo excelente e com quadro clínico em níveis absolutamente normais", ressaltou o porta-voz.