Correio Braziliense, n. 21710, 25/08/2022. Política, p. 5

Pacto pela democracia

Henrique Lessa


A Rede Pacto pela Democracia, organização que congrega mais de 200 entidades da sociedade civil, entregou um manifesto a autoridades de Brasília em defesa das eleições e do Estado Democrático de Direito. O périplo começou na terça-feira, com uma reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Ontem, representantes do grupo se encontraram com dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

No documento, a organização prestou apoio ao TSE, às eleições deste ano e ao Estado Democrático de Direito. O texto ressalta, ainda, a importância dos atos de 11 de agosto, quando a comunidade jurídica de todo o país reafirmou o compromisso com o processo democrático.

Para o procurador do Ministério Público estadual de São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), Roberto Livianu, a audiência com o presidente do TSE foi muito positiva. Ao Correio, ele destacou que Moraes “recebeu com entusiasmo nosso manifesto e enfatizou a união do TSE com a sociedade civil em prol de eleições participativas, plurais e democráticas”.

Além de defender a realização de eleições pacíficas, a carta afirma a importância de se combater a desinformação.

Após a audiência com Moraes, o grupo levou o mesmo tema para agendas com o presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, e na ANPR, com o presidente Ubiratan Cazetta.

Entre as organizações que fazem parte da rede estão Conectas, Greenpeace, Instituto Não Aceito Corrupção, Instituto Sou da Paz e Transparência Internacional.