Correio Braziliense, n. 21716, 31/08/2022. Cidades, p. 15

Economia e educação na mira 

Arthur de Souza
Edis Henrique Peres


A 32 dias das eleições, os candidatos ao Governo do Distrito Federal intensificam o ritmo das campanhas em busca dos votos do brasilienses. Do corpo a corpo com a base eleitoral, às entrevistas com veículos de comunicação e representantes do setor produtivo, a prioridade é garantir maior visibilidade e demonstrar credibilidade.

Ontem, pela manhã, o candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB) compareceu à sabatina no Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese). A empresários, ele respondeu a questionamentos relacionados a temas como educação, segurança pública, saúde e desenvolvimento econômico.

"O ambiente de negócios no DF é um ambiente muito mais saudável, e todas essas propostas constam do nosso plano de governo, 82% das propostas do Codese constam do nosso plano de governo", acenou o Ibaneis para as lideranças presentes e destacou que sua administração trouxe segurança jurídica para os empresários.

Além da fala setorial, o candidato procurou listar realizações do seu governo. "Na pandemia, não deixamos de trabalhar e restauramos escolas. Também estamos focando no ensino técnico, em um ambiente mais saudável nas escolas, com quadras cobertas, parcerias com outros órgãos e cidadania para os estudantes desde as crianças até o EJA (Ensino de Jovens e Adultos)", ressaltou o candidato.

Ibaneis também destacou que, durante sua gestão, diminuiu o déficit de profissionais de segurança pública e investiu na melhoria dos equipamentos da polícia. "Continuo insistindo na importância do policial na rua. Mas precisamos investir em mais concursos. Temos uma das polícias menos violentas do país, (ou seja), uma equipe preparada", afirmou.

Em relação à saúde, Ibaneis prometeu melhorias. "Principalmente na parte tecnológica. Nós temos que criar também o nosso polo logístico da saúde. Já estamos bastante avançados e a gente sabe que dá para melhorar muito na gestão", garantiu. Para os presentes, o candidato avaliou que a parceria entre Goiás e DF é necessária, para melhorar a qualidade de vida da população das duas regiões. No entanto, ele argumentou que não houve entendimento com o governador de Goiás.

 

Incentivo

Para o candidato ao GDF pelo PSDB, senador Izalci Lucas, a agenda de rua prevaleceu ontem. Pela manhã, ele participou de gravações externas de campanha e, ao longo do dia, esteve em sessões do Senado, de forma remota. Por volta das 17h15, o tucano fez uma caminhada pelo comércio central de São Sebastião, junto ao candidato a deputado distrital da chapa Jonathan Couto, morador da região.

Izalci também fez panfletagem em frente à creche do CAIC Unesco de São Sebastião, conversando com mães de alunos, além das próprias crianças, que saíam do local. Ao Correio, o candidato frisou que educação será umas das prioridades em seu governo. "Você vê que as escolas daqui não têm nenhum atrativo. É preciso criar espaços para creches dentro das escolas, pois a base da educação, é o ensino infantil", comentou. "Além disso, temos que implantar o ensino profissional, para que os jovens saiam do médio prontos para atender ao mercado de trabalho."

Durante a caminhada pela região, Izalci Lucas comentou sobre a situação do comércio de São Sebastião. O senador destacou que a área, juntamente com o Jardim Botânico e o Mangueiral, é um grande centro econômico e defendeu mais incentivo para que empresas invistam na cidade. "É preciso trazer desenvolvimento para São Sebastião. Existem várias atividades que podem ser desenvolvidas aqui", apontou.

O postulante também apontou a questão tributária como um dos motivos da recessão econômica da região. "Aqui, quem gera emprego são as pequenas empresas, e eles estão todos quebrados. Nós vamos fazer uma reforma no sentido de diminuir a carga tributária, fazendo com que elas paguem menos impostos", prometeu.

Outro tema abordado por Izalci Lucas foi a saúde. Segundo o senador, em caso de eleição, São Sebastião terá prioridade total. "Só é possível resolver essa questão, dando atenção primária. É preciso criar grupos de saúde da família, para atender a saúde preventiva", ressaltou. O candidato do PSDB encerrou o dia se reunindo com jovens de São Sebastião, para ouvir demandas e sugestões de políticas públicas voltadas para este público.

 

Comércio

Candidato pelo PSD, Paulo Octávio caminhou pelo comércio de Águas Claras e conversou com o público. À tarde, visitou a Praça do Relógio de Taguatinga e caminhou pelo comércio de Taguatinga Centro. Na sequência, ele esteve no comércio da Sandu e na Comercial Norte da região administrativa.

Pela manhã, a candidata Leila Barros do PDT também encontrou o eleitorado. A postulante visitou o Núcleo Bandeirante com o candidato à Presidência da República Ciro Gomes, do mesmo partido. No período da tarde, Leila visitou a Rodoviária do Plano Piloto para realizar panfletagem no local e conversar com os passantes.

O candidato da federação PT-PV-PCdoB, Leandro Grass, gravou vídeos e participou, pela manhã, de encontro com o ramo do comércio e serviços do DF, no Sindicato dos Empregados no Comércio. O concorrente realizou reuniões internas e foi o terceiro convidado da sabatina da Codese, entrevistado no fim da tarde.

A concorrente Keka Bagno do PSol participou de caminhada com Fábio Félix (PSol) no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Por volta das 15h, participou da sabatina da Codese e, na sequência, seguiu para agenda de manifesto dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ameríndia do DF com o presidenciável Lula no Conic.

O postulante ao Buriti Lucas Salles do DC se encontrou com microempreendedores de Taguatinga pela manhã e, no período da tarde, esteve com outros candidatos do partido. Já o postulante Coronel Moreno (PTB) passou o dia cumprindo agendas internas do partido. Robson Raymundo, do PSTU, participou de ato dos servidores federais na Câmara dos Deputados e, às 16h30, panfletou em canteiros de obra do Noroeste. Teodoro Cruz do PCB passou a tarde de ontem panfletando no Guará e no Núcleo Bandeirante. Renan Rosa, do PCO, não enviou agenda até o fechamento desta edição.

 

Leia mais: https://flip.correiobraziliense.com.br/edicao/impressa/3673/31-08-2022.html?all=1