Título: Pobreza atinge 208 milhões de jovens
Autor: Dimalice Nunes
Fonte: Jornal do Brasil, 05/10/2005, Economia & Negócios, p. A21

Onze milhões de adolescentes na América Latina vivem com até US$ 1 por dia. Em todo mundo, o número de jovens que estão abaixo da linha pobreza atingiu, em 2002, 208 milhões, e cerca de meio bilhão têm que sobreviver com até US$ 2 diários. Os dados constam do Relatório Sobre a Juventude Mundial 2005: os jovens hoje e em 2015, elaborado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento expõe as dificuldades enfrentadas pelos jovens com idade entre 15 e 24 anos, que constituem a quinta parte da população mundial.

- A população jovem, mais que qualquer outro grupo de idade, se viu afetada pela globalização, o envelhecimento da sociedade, os avanços rápidos das tecnologias da informação e a comunicação, a epidemia da Aids e os conflitos armados - afirmou o subsecretário para Assuntos Sociais da ONU, José Antonio Ocampo.

A principal dificuldade dessa parte da população é conseguir a inserção no mercado de trabalho. Segundo dados da entidade, 88 milhões de jovens no mundo estão sem emprego, um dos níveis mais altos da história, e sobretudo nas regiões da Ásia ocidental e África do Norte, que tinha um quarto da população jovem desempregada em 2003. Na América Latina e no Caribe, o desemprego afeta 16% da população jovem.

Com agências