Título: Toque de recolher
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/11/2004, Opinião, p. A10
A troca de comando no Ministério da Defesa tornou-se um exercício de diplomacia entre os envolvidos. O embaixador José Viegas em nada lembrava o irritado dirigente da pasta que escreveu uma carta de demissão ao presidente Lula se queixando da autonomia da direção do Exército no episódio das notas sobre as supostas fotos do jornalista Wladimir Herzog. O presidente, por seu lado, carregou no tom de elogios ao papel do Exército, Marinha e Aeronáutica e nas mensagens subliminares. O novo ocupante do posto, o vice José Alencar, assegurou que sua preocupação é com o futuro, não com o passado das Forças. O presidente Lula manifestou o desejo de que, até o fim do seu governo, ''não houvesse mais dicotomia entre servidor civil e militar''. Tomou o cuidado de evitar mencionar a crise que levou à demissão de Viegas, mas não deixou de expressar outra esperança: a de que ''as pessoas não fossem obrigadas a pagar o resto da vida por coisas de que nem participaram''.
Com a dupla missão de substituir o presidente e administrar carências e urgências militares, José Alencar não se referiu especificamente ao golpe de 1964. Definiu as Forças Armadas como esteio da soberania nacional, apesar de reconhecer que, em algum momento, tenha ocorrido ''eventual equívoco de percurso''. E prometeu se dedicar à missão de fortalecer o trio de unidades fardadas e o ministério.
Nenhum dos principais atores da solenidade de troca de comando na Defesa tratou especificamente do futuro do general Francisco Albuquerque. Dirigente do Exército foi o pivô da saída do embaixador. Resistiu o quanto pôde a assinar a segunda nota da Força reconhecendo erros no episódio do assassinato de Herzog numa dependência militar. Só o fez forçado pelo presidente da República.
Os dias do general no posto estão contados. O governo busca uma saída honrosa para quem não soube honrar, com a dignidade que o cargo merecia, o ministro a quem se subordinava. Que o sucessor não repita a falta grave.