Título: Bispo ameaça retomar greve de fome
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 08/10/2005, País, p. A7

O acordo sacramentado na quinta-feira entre o bispo dom Luiz Flavio Cappio e o ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner - que fez o religioso encerrar a greve de fome - já ameaçava criar um novo impasse no dia seguinte aos entendimentos. Agora o problema gira em torno da compreensão de cada uma das partes sobre os termos do compromisso. Para dom Luiz, ficou claro que que as obras de transposição das águas do Rio São Francisco foram suspensas. Para o governo, o prazo dos debates foi ampliado, mas está fora de dúvida que a obra será realizada. Jaques Wagner deixou claro que a obra não tem data definida para começar, enquanto se prolongam os debates. Já o ministro da Integração Regional, Ciro Gomes, se mostrou ainda mais cauteloso. Quando inquirido sobre se as obras terão início assim que o Ibama conceder a licença, foi seco: ''Não cairei nessa armadilha'' - respondeu.

Dom Luiz Flávio Cappio, bispo de Barra, na Bahia, ameaçou ontem retomar a greve de fome, se o acordo não for cumprido.

O bispo ressalvou, no entanto, que não tem motivos para se sentir enganado pelo governo ''porque nada ainda aconteceu''. Cappio entende que o acordo garantiu a suspensão do início das obras de transposição, até que haja consenso sobre o projeto. O ministro, porém, afirmou que o adiamento ou a suspensão da obra não foram discutidos na reunião.

A pressa do governo em negociar o fim do protesto, afirmou Cappio, ''não ocorreu porque estavam com dó de mim''.

- O governo Lula não iria assumir o ônus de ter que levar para o resto da história a pecha, a responsabilidade pela morte do bispo.

O bispo declarou ainda que, mesmo sabendo dos ''riscos de sanções eclesiais'', estava disposto a seguir ''até o fim''.

- Quem está disposto a morrer não tem medo de sanções. Eu estava livre, sem receio de nada - afirmou.

No entendimento do coordenador-geral nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Roberto Malvezzi, dom Cappio foi ''traído''. Ele declarou que o governo vive ''um problema ético'', pois o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Jaques Wagner, logo após o encontro com D. Luiz Cappio - que aceitou os termos propostos na carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - teria afirmado que o cronograma das obras está mantido.

- Como vamos confiar no governo se dois minutos depois ele desmente o acordo feito com o bispo?

O presidente da Comissão Pastoral da Terra, o bispo Dom Tomás Balduíno, diz que vê a proposta do governo com muita preocupação.

- Não significa mudança de projeto, mas apenas uma espécie de arapuca paraque possam continuar a mesma coisa. A gente sabe que o poder político e econômico dificilmente se dobram.

Na quarta-feira, a 14ª Vara Federal na Bahia suspendeu a licença prévia concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o projeto. Com a decisão da juíza, Cynthia de Araújo Lima Lopes, o Ibama não pode conceder a licença de instalação, que autorizaria o início das obras.