Título: Dia D de combate à dengue
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/11/2004, Brasília, p. D4
Conscientização é a melhor arma
Com o forte trabalho de conscientização realizado este ano, a Secretaria de Saúde conseguiu reduzir bastante os casos de dengue em 2004, frente o registrado no ano passado. De acordo com dados da última semana de outubro, dos 841 casos notificados este ano, 52 foram confirmados. Número bem inferior aos 193 registrados em todo o ano passado, dos 2.230 notificados. Para manter o índice sempre baixo, o Comitê Central de Mobilização Social do Plano de Controle da Dengue, realizará no dia 20 de novembro, o Dia D do combate à doença. Para este dia, estão programadas diversas atividades de caráter educativo, em todo o DF. Ações de manejo ambiental, entrega de lixeiras para coleta seletiva, em pontos considerados críticos, como Samambaia, Ceilândia e Taguatinga, entre outras.
O secretário Arnaldo Bernardino diz que o controle da dengue e de outras doenças é realizado diariamente por 800 agentes de Vigilância Ambiental. Entre outras ações, eles visitam residências, constatam se crianças e animais foram vacinados e orientam moradores.
Prevenção - Com a chegada do calor e das chuvas - fatores que contribuem para a proliferação do mosquito Aedis aegypit, transmissor da dengue - a Secretaria de Saúde alerta a população para os cuidados a serem tomados no período. Entre outras recomendações, é bastante importante manter os quintais limpos, não deixar água acumulada em recipientes por mais de cinco dias e colocar areia até a borda nos pratos dos vasos com plantas.
Além disso, caixas e depósitos de água devem ser vedados para evitar a entrada do mosquito. Bebedouros de animais também devem ser lavados com freqüência e ter a água trocada. E mais: as garrafas devem ser guardadas com a boca para baixo e qualquer recipiente que acumule água deve ficar ao abrigo da chuva.