Título: Ninguém sabe quando as usinas reabrirão
Autor: Adriana Bernardes
Fonte: Jornal do Brasil, 08/10/2005, Brasília, p. D3

A reabertura das Usinas de Compostagem e de Incineração de Lixo Especial de Ceilândia, ainda é uma perspectiva remota, que só terá como acontecer caso saia a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) intermediado pelo Ministério Público. A promotora Marta Eliana de Oliveira chegou a propor ao Ibama, um TAC apenas para a vala onde a Qualix e Belacap querem depositar temporariamente o lixo. E um outro TAC, abordando questões mais amplas, inclusive a transferência da usina para outra área.

Mas o gerente-executivo do Ibama, Franscico Palhares, descartou a possibilidade.

-A situação da usina é precária. Ou se faz o TAC para todas as questões ou nada feito. Desde o início do ano tentamos solucionar esses problemas ambientais que têm sido causados pela empresa. Mas parece que eles têm uma certa resistência. Não podemos deixar que esses crimes ambientais continuem acontecendo. Já procurei o doutor Francisco Guilherme, do Ministério Público Federal para acertamos essas questões em um TAC completo - afirmou.

Menos Lixo - Esses 11 dias de crise, serviram para uma coisa. Os hospitais do Distrito Federal se comprometeram, ontem, a tentar reduzir o volume de lixo hospitalar.

Numa reunião com o MP, os dirigentes disseram que a maior parte já tem o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS) exigido pela Anvisa e detalhado na Resolução Conama 358/05. O problema seria a implementação do programa.

-Isso fica caro. Eu preciso ter funcionários especializados. Médico, enfermeiro, administrador, além de toda a equipe de coleta de lixo envolvida. E depois, a gente faz a coleta seletiva e esse lixo vai para onde? Hoje, do jeito que é coletado, não adiantaria de nada a segregação dentro das unidades de saúde - afirmou Nemer Carvalho , diretor técnico do Hospital de Clínicas de Brasília.

A secretaria de Saúde se comprometeu a ajudar os hospitais. A partir de agora, eles terão de enviar relatórios sobre dificuldades e acertos ao implantar o projeto.