Título: O que Lula tem a lamentar
Autor: Hugo Marques e Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 09/10/2005, País, p. A2

Infra-estrutura O governo Lula fez pouco para melhorar a qualidade das estradas. Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte encaixa 72% das rodovias nas classificações ¿deficiente¿, ¿ruim¿ e ¿péssima¿. Rodovias, portos e ferrovias também não apresentaram melhoras. Escola pública Dados do Censo Escolar da Educação Básica mostram que este ano diminuiu o número de estudantes nas escolas públicas e aumentou na rede privada.

Desmatamento No governo Lula, foi registrada a segunda maior taxa de desmatamento da história da Amazônia. O Ministério do Meio Ambiente buscou cooperação com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. O Estado é responsável por quase a metade do desmatamento da Amazônia.

Reforma agrária Lula ainda não cumpriu a promessa de fazer uma reforma agrária ampla. Os números podem não atingir a meta de 430 mil famílias até o fim do governo.

Investimentos Nos dois últimos anos do governo de FH, os investimentos somaram R$ 22,6 bilhões. Nos dois primeiros anos da era Lula, os investimentos somam R$ 14,2 bilhões.

Mensalão A cúpula do partido do presidente da República está envolvida com o escândalo do mensalão. Lula demorou a se posicionar e deu declarações contraditórias.

Taxa de juros O governo do PT não conseguiu conciliar o controle da inflação e o superávit primário com menores taxas de juros, o que encarece o crédito e a produção e dificulta a redução da dívida pública.

Sistema carcerário O governo não conseguiu desafogar o sistema penitenciário. O Ministério da Justiça promete entregar dois presídios federais este ano.

Fisiologismo Lula aplicou a mesma estratégia de FH, de liberar dinheiro de emendas parlamentares em votações no Congresso ou em eleições na Câmara.

Comunicação A comunicação do governo é considerada, até por petistas, centralizada, fechada e ineficiente. O assembleísmo dos grupos não apresentou resultados expressivos.