Título: Os partidos e a reforma eleitoral
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/10/2005, País, p. A4
Sorridente, o deputado Paulo Delgado (PT-MG) deixa o plenário da Câmara. Mas fecha o semblante quando o assunto é a mudança constitucional para prorrogar o prazo de aprovação das reformas eleitoral e política. Ontem, uma comissão começou a tratar do assunto. - O que o senhor acha disso?
- A Câmara se vê no direito de alterar a Constituição em benefício próprio.
- E a fidelidade partidária?
- Vão querer mudar o prazo de filiação. Aí vai ter deputado trocando de partido na véspera da eleição. Um absurdo.
- É casuísmo?
- É o supra-sumo da manipulação política.
- E o sistema partidário como fica?
- Estamos caminhando para o apogeu do fracasso dos partidos, que não têm como referência a Constituição.
Cronologia O deputado carioca Chico Alencar (P-SOL) avisa que usará a tribuna da Câmara todos os dias para colocar a vida do bispo dom Luiz Flávio Cappio nas mãos do presidente Lula.
Plebiscito O religioso, que faz greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco, provoca polêmica também no Senado. Cresceu ontem o debate sobre a aprovação de uma lei que determina a realização de plebiscito sobre a obra centenária.
A defesa de Vadão O deputado Vadão Gomes (PP-SP) tem dito ao Conselho de Ética que fez saques das contas de Marcos Valério, mas repassou tudo à cúpula de seu partido. E, por isso, não deveria ser cassado. Tá bom.
Desconforto Parte da oposição começa a reconhecer que foi precipitada a lista de 18 deputados cassáveis. Ainda faltariam provas consistentes às CPIs dos Correios e do Mensalão contra todos os acusados.
Luta pelo mandato O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) trava uma luta inglória para salvar seu mandato. Ele está procurando cada um dos outros 512 deputados para saber se já leram sua defesa.
Quebra de sigilo Depois da CPI dos Correios, ontem foi a vez da CPI do Mensalão quebrar o sigilo bancário do Banco Opportunity, de Daniel Dantas. O requerimento, da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), foi aprovado por unanimidade.
Perícia A CPI solicita que a 5ª Vara da Justiça Federal de São Paulo - onde o banqueiro é réu - permita o acesso ao disco rígido (HD) central do Opportunity para ''perícia necessária''.
Rigor na Câmara O novo comando da Câmara está rigoroso na contratação de novos funcionários sem concurso. Quem for sócio de alguma empresa terá de se afastar, antes de começar a prestar serviços à Casa.
CPI dos Bingos Foi no mínimo estranha a atuação do senador Efraim Moraes (PFL-PB) na CPI dos Bingos ontem. Ele abandonou sua função de presidente e, portanto, mediador dos trabalhos, para tornar-se inquisidor.
Alergias de Marina A ministra Marina Silva esteve ontem no Senado, onde acompanhou a votação na CCJ do projeto de gestão de florestas. Num momento de descontração disse que tem duas alergias: leite e motosserra.
Caiu do céu? Até hoje a Igreja Universal do Reino de Deus não conseguiu provar a origem dos R$ 10 milhões apreendidos num avião em Brasília. O inquérito foi parar no Supremo Tribunal Federal, e as investigações estão paradas.
Zona Franca A família Sarney viu ontem frustrado seu sonho de ampliar até o Amapá os benefícios da Zona Franca, hoje restrita a Manaus. O Senado rejeitou uma emenda neste sentido na votação da MP do Bem.
Amém para a pizza O deputado cassado André Luiz foi ontem visitar o Congresso. Depois de ver o bate-boca na CPI dos Bingos e os impasses da Corregedoria, não teve dúvidas em afirmar que tudo vai acabar em pizza.
- Me cassaram com uma fita falsa. Olha o tamanho deste escândalo.
Antes de deixar o Congresso, ironizou:
- O Bispo Rodrigues renunciou, é? Amém para ele!
Jogo Rápido
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, divulgou ontem na reunião do CDES artigo onde listava oito razões para votar a favor do desarmamento no referendo que acontece no dia 23. Foi uma resposta à reportagem de capa da última edição da revista Veja, que coloca sete motivos para votar contra a proibição do comércio legal de armas no país. SÉRGIO PRADO (Com equipe)