Título: Recriada gripe espanhola
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 06/10/2005, Internacional, p. A9
WASHINGTON - O vírus da gripe espanhola foi recriado em laboratório pela primeira vez. A epidemia da doença em 1918, foi uma das piores do mundo matando de 20 a 50 milhões de pessoas. O objetivo do estudo, publicado na Science, é compreender as propriedade biológicas do vírus, como sua capacidade de se multiplicar dentro de um organismo.
Segundo especialistas, a pesquisa pode assim ajudar a avaliar o risco de uma epidemia da gripe do frango em humanos, como vem sendo alertado. Além de contribuir para o desenvolvimento de maior resistência ao vírus. Uma das conclusões é que há muitas semelhanças entre o vírus da gripe de 1918 e a do frango.
Para a recriação, foram coletados fragmentos de vírus inativos encontrados em tecidos de diferentes pulmões em autópsias.
O trabalho contou com a colaboração da Mount Sinai, do Centro de Prevenção e Controle de Doenças, do Departamento de Agricultura e do Instituto de Patologia das Forças Armadas dos EUA.
Representantes de mais de 65 países e organizações internacionais se reúnem hoje, na sede do Departamento de Estado americano para coordenar os planos de prevenção para uma possível epidemia de gripe. O presidente americano George Bush já afirmou que caso ocorra pretende dar poder às Forças Armadas para o cumprimento de uma quarentena.