Título: Rigotto representou Rosinha
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/10/2005, País, p. A5

A governadora do Rio, Rosinha Garotinho, uma das principais críticas ao veto do presidente Lula, não participou da reunião de ontem. Ela foi representada pelo governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, também do PMDB.

A governadora ficou no Rio para acompanhar o marido e secretário de Governo, Anthony Garotinho, que fez microcirurgia de laringe para retirada de nódulo vocal. Segundo o cirurgião Jacob Kligerman, do hospital Samaritano, o ex-governador passa bem.

Nos últimos dias, ela tem atacado o governo federal. Recentemente, ela lembrou que o Ministro da Fazenda, Antônio Palloci, concordou com o argumento dos governadores de que era necessário criar algum mecanismo garantindo a compensação automática no caso de os estados terem perdas com a reforma tributária.

O Rio de Janeiro é um dos principais interessados na derrubada do veto do presidente Lula à compensação dos Estados pelas perdas da Lei Kandir. Segundo a governadora Rosinha Matheus, o prejuízo com o veto já chega a R$ 1 bilhão.

Segundo ela, o veto inviabiliza os estados exportadores, como é o caso do Rio, comprometendo o equilíbrio financeiro, o que pode ser agravado caso não haja compensação.