Título: Frei coloca a vida nas mãos de Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/10/2005, País, p. A7

O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, 59, em greve de fome há nove dias, responsabilizou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo que vier a acontecer com a sua saúde durante o período de jejum. ¿ Eu peço ao divino Espírito Santo que o ilumine para que Lula não carregue pelo resto da vida, na consciência, esse peso. Eu não quero morrer, mas entrego a minha vida, se for preciso ¿ disse o religioso.

Cappio não se alimenta desde o dia 26 de setembro, em protesto contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Desde então, ele só ingere água retirada do próprio rio.

O bispo, que está em uma capela na zona rural de Cabrobó (600 km de Recife, PE), onde será captada a água do projeto de transposição, registrou em cartório sua intenção de morrer ¿pela vida do rio¿. Ele diz que só encerrará o jejum mediante a revogação do projeto pelo presidente.

O religioso defende que o governo priorize a revitalização do rio e invista em pequenos projetos de cisternas, açudes e de aproveitamento da água da chuva e do subsolo.

¿ Existem ações muito mais econômicas, mais próximas da vida do povo, que resolvem o problema ¿ disse.

Um emissário do governo entregou no sábado uma carta de Lula ao religioso. No documento, o presidente afirma estar aberto ao diálogo, mas não fala em revogar o projeto.

¿ A carta é muito amiga, solidária, mas não muda nada ¿ respondeu.

O frei disse que decidiu assumir uma postura mais radical ao perceber que os ¿argumentos de razão¿ não seriam suficientes para fazer o governo mudar de idéia. Cappio classifica a obra de ¿insana¿ e ¿mentirosa¿ e diz que o governo ¿passou um rolo compressor¿ sobre ¿pessoas e instituições de gabarito¿ que poderiam opinar sobre o projeto.

Ex-militante de campanhas do PT e admirador confesso de Lula, o bispo afirma que não participará mais de eventos políticos-eleitorais.

¿ Quero me abster em termos políticos, mas na pessoa de Lula eu ainda acredito ¿ afirma.

A pequena capela escolhida pelo bispo para cumprir sua promessa transformou-se em ponto de romaria. Fiéis e políticos vão ao local para abraçar e tocar no religioso.

Cappio ainda aparenta boa saúde, e apesar de os amigos mais próximos afirmarem que ele emagreceu muito, o peso do frei não está sendo controlado. Até agora, ele foi submetido a apenas um exame clínico, no domingo, que não constatou problemas.

Todos os dias pela manhã ele caminha cerca de 200 metros até o rio São Francisco, onde reza e toma banho. Depois, passa o dia na capela, distribuindo bênçãos e conversando, a maior parte do tempo sentado em uma cadeira de plástico. Ele dorme na mesma capela, em um colchão estendido sob um ventilador de teto.

Amanhã, data de seu aniversário ¿ e, coincidentemente, dia de São Francisco e do rio São Francisco ¿, estão sendo esperadas cerca de 2.500 pessoas de Sergipe e da Bahia. A caravana sergipana será comandada pelo governador João Alves Filho (PFL).

O bispo vai rezar uma missa no local. Os organizadores iniciaram hoje a montagem de um palanque e de um abrigo de lona plástica para os visitantes. Apesar do jejum de Cappio, serão distribuídas durante o evento 2.000 ¿quentinhas¿ aos romeiros.

O governador de Sergipe disse que a transposição é ¿ecologicamente criminosa¿ e defendeu como soluções para o problema da falta de água no semi-árido nordestino o que chamou de obras de convivência com a seca (como adutoras e cisternas) e de otimização dos recursos hídricos:

¿ A coisa é muito grave e o presidente não se apercebeu disso. Ele quer fazer um mártir dessa luta.

Ontem, o presidente nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dom Tomás Balduíno, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será responsabilizado pelo o que ocorrer com o frei Cappio.

¿ O presidente será responsabilizado pelo o que acontecer com o frei. Só ele. Isso porque o presidente Lula foi avisado em tempo. Há um divisor de águas, com os pobres de um lado e as empreiteiras do outro ¿ atacou o presidente da CPT, que se encontrará na manhã de hoje com o frei.

A Secretaria de Imprensa da Presidência informou, por meio de nota, que nos últimos dias o governo federal ¿tomou iniciativas¿ para manter um diálogo com o bispo.

¿ Desde que teve conhecimento da greve de fome, na segunda-feira da semana passada, a Presidência tomou iniciativas para estabelecer um diálogo com o bispo.