Título: Bancos querem evitar correria
Autor: Kelly Oliveira
Fonte: Jornal do Brasil, 04/10/2005, Economia & Negócios, p. A17

Para evitar correria às agências, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou ontem nota alertando que, embora o recrutamento tenha começado ontem, o início do censo mesmo só começa em novembro. Durante este mês, os beneficiários receberão apenas um aviso eletrônico sobre a data e a agência onde farão a atualização de dados. Ontem, alguns segurados foram às agências mesmo sem ser o dia de pagamento, apenas para se informar e outros nem sabiam que o censo será feito somente a partir do próximo mês.

Por isso, a Previdência recomenda que os aposentados e pensionistas procurem as agências apenas no dia de recebimento dos benefícios (amanhã, para os com finais 2 e 7; quarta-feira, 3 e 8; quinta-feira, 4 e 9; e sexta-feira, 5 e 0). Hoje receberam os com finais 1 e 6.

Nessa primeira fase, que vai de novembro a fevereiro, são obrigados a se recadastrar cerca de 2,5 milhões de aposentados, pensionistas. Na segunda fase, entre março e dezembro de 2006, deverão se recadastrar 13,1 milhões.

De acordo com o ministro da Previdência, Nelson Machado, após realizar o recadastramento, será possível criar um sistema de cruzamento de informações com os cartórios.

Entretanto, segundo o ministro, mesmo com o cruzamento de dados de falecimentos dos cartórios, não é possível detectar todas as fraudes, daí a necessidade do monitoramento. Isso porque os dados enviados pelos cartórios são incompletos e há várias pessoas com o mesmo nome, o que dificulta o acompanhamento. (K.O.)