Valor Econômico, v. 20, n. 4899, 12/12/2019. Política, p. A17
 

Bolsonaro passa por exames para avaliar ‘possível câncer de pele’
Fabio Murakawa 

 

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que passou por exames para averiguar a existência de “um possível câncer de pele”. E que cancelou uma viagem a Salvador, prevista para ontem, por “estafa”.

Bolsonaro conversou com jornalistas no final da tarde ao chegar ao Palácio do Alvorada, após ter passado por exames no Hospital da Força Aérea Brasileira. Na conversa, o presidente contrariou a versão dada minutos antes pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) - de que ele havia feito consulta e exames “de rotina” e que “o presidente apresenta boas condições de saúde, sem ressalvas”.

Questionado sobre por que havia cancelado a viagem, Bolsonaro respondeu: “Questão de estafa. Eu sabia que não ia ser fácil. Eu peço que vocês colaborem, não comigo, com o Brasil.”

O presidente tinha um curativo na orelha e foi questionado por jornalistas a esse respeito. “Tem um possível câncer de pele”, contou. “Tenho pele clara, pesquei muito na minha vida, fiz muita atividade. Então, a possibilidade de câncer de pele existe.”

Ele foi perguntado, então, sobre se havia feito uma biópsia. “Eu não sei se vão fazer biópsia. Tiraram [um pedaço da pele], me cutucaram, furaram, deram anestesia. Um tanto de coisa. Eu dormi enquanto fizeram a cirurgia. Eu estava tão cansado que deitei na maca e dormi. Não sei o que fizeram”, afirmou.

O presidente ainda brincou com a suposta gravidade de seu estado de saúde. “Por enquanto, o [Hamilton] Mourão continua vice, pode ter certeza”, disse.

Bolsonaro deixou ontem o Palácio do Planalto por volta das 16h10 e fez um trajeto de cerca de 20 minutos até o hospital, que fica dentro da Base Aérea de Brasília. O comboio presidencial deixou o local por volta das 17h25.

Antes de revelar a suspeita de câncer e a estafa, Bolsonaro fez a mesma piada duas vezes quando questionado por jornalistas sobre os motivos de sua breve passagem pelo hospital. “Não foi exame de próstata!”, disse, antes de rir.

Bolsonaro tem compromissos hoje no Tocantins e no Rio. Questionada pelo Valor sobre se a agenda estava mantida e sobre o estado de saúde do presidente, a Secom afirmou: “As viagens do presidente ao Rio de Janeiro e ao Tocantins estão mantidas, conforme informado pelo próprio presidente. Demais informações sobre a saúde do presidente serão transmitidas no momento oportuno.”