Título: Operadoras testam novas tecnologias
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/10/2005, Economia & Negócios, p. A19
A Oi já testa as novas tecnologias que serão usadas no celular. No projeto Casa do Futuro, o público vê um aparelho sendo usado como controle remoto para diminuir a intensidade da luz e baixar o som do aparelho de televisão. Sem perder tempo, a empresa lança comercialmente, no início do próximo ano, o Código de barras, um aplicativo que permite comprar ingressos de cinema e passagens aéreas.
- Estamos fechando parcerias com as empresas. Nossa idéia é que a pessoa mostre o código de barras no celular sem enfrentar filas - explica Fiamma Zarife, gerente de serviços de dados da Oi, lembrando que a empresa tem, por mês, um tráfego de mais de 40 milhões de mensagens e 2 milhões de downloads de ringtones.
Gabriel Mendes, gerente de valor de serviço agregado da TIM Brasil, concorda. Para ele, o público jovem é sempre mais aberto a novidades. Por isso, a empresa estuda a venda de novos dispositivos.
- Há um crescimento do uso das mensagens multimídia, como envio e recebimento de fotos e vídeos pelo celular - atesta Mendes.
As modelos Renata Labanca, de 25 anos, e Bruna Alvim, de 22, usam mais os acessórios do que o serviço de telefonia.
- Só ligo quando é algo muito urgente. Fora isso, só envio mensagem. Quando estou na academia, escuto rádio pelo celular. O aparelho tem acessórios muito mais atrativos - disse Renata, enquanto almoçava no Shopping Tijuca. (B.R.)