Título: Izar quer processos até terça
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 11/10/2005, País, p. A3

BRASÍLIA - O Conselho de Ética só vai dar início aos processos de cassação contra 13 parlamentares acusados de envolvimento com o mensalão na próxima terça-feira. A decisão foi tomada ontem e, segundo o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-RJ), tem como objetivo por fim à discussão aberta diante da decisão do deputado João Caldas (PL-AL) de pedir vista do relatório da Corregedoria da Câmara na reunião da Mesa Diretora hoje. ¿ Não interessa se vão pedir vista ou não do processo. De qualquer forma, pelo prazo regimental, tem de chegar aqui até terça. Chegando, reunimos os membros, sorteamos os relatores e assim abrimos o prazo regimental de 90 dias ¿ afirmou Izar.

Até ontem à noite, João Caldas estava decidido a pedir vista do relatório da Corregedoria e, com isso, adiar por uma semana a definição sobre o futuro dos 13 parlamentares. Segundo ele, Sindicância da Corregedoria não tratou do mérito da denúncia caso a caso.

¿ A questão não é pedir ou não vista do processo, mas sim garantir que ele siga o caminho legal. Fui voto vencido durante a primeira avaliação porque questionei a ausência das defesas e deu no que deu ¿ afirmou ao lembrar da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu o direito de defesa aos investigados.