Título: Serra: ''Berzoini é advogado de corrupto''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/10/2005, País, p. A4

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem que a eleição do deputado Ricardo Berzoini (SP), representante do Campo Majoritário, para a presidência do PT servirá para defender a corrupção e o abuso no Brasil. Berzoini respondeu, dizendo que as declarações do tucano mostram seu ''descontrole emocional''.

Presidenciável do PSDB mais bem avaliado nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2006, Serra entrou na polêmica com Berzoini após o deputado dizer que as investigações das CPIs em Brasília também deveriam incluir irregularidades envolvendo parlamentares tucanos.

As afirmações do prefeito foram feitas ao ser questionado sobre os dados da CPI dos Correios que indicam várias ligações de Cristiano de Mello Paz, um dos sócios do publicitário Marcos Valério, com seu comitê financeiro na campanha presidencial de 2002. Alegando que iria examinar o caso, Serra partiu para o ataque ao petista.

- O Berzoini virou advogado dos que transgrediram a lei, advogado de corruptos. Ele está sendo eleito, provavelmente, presidente do PT e de uma banca de advogados para defender a corrupção e o abuso no Brasil. Por isso mesmo está tendo dificuldades em ganhar dentro do seu próprio partido - disse ontem Serra.

O prefeito também chamou Berzoini de um ''político desqualificado'', lembrando de um episódio trágico do petista como ministro da Previdência.

- Ele é o famoso homem que maltratou os velhinhos aposentados. Ele persegue os velhinhos e protege corruptos - disse.

O deputado respondeu afirmando se tratar de ''declarações descontroladas''.

- O que disse é lógico: há comprovação de caixa dois para o presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, e o partido não tomou providência - disse Berzoini. (FP)