Título: Vasp garante proteção da Justiça
Autor: Vivian Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 11/10/2005, Economia & Negócios, p. A19

Juiz aceita pedido de recuperação

SÃO PAULO - O juiz Alexandre Lazzarini, da Primeira Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo, aceitou ontem o pedido de recuperação judicial da Vasp, feito em 3 de julho. Alexandre Tajra foi nomeado administrador judicial da companhia, que não voa desde janeiro, está sob intervenção judicial desde março e deve, só à União, cerca de R$ 2 bilhões.

Com a decisão, a empresa fica protegida de pedidos de execução judicial por credores por 180 dias.

O advogado Rogério Tubino, do Tubino e Moreira Advogados, diz que a decisão dará chance para que a companhia tome fôlego para tentar se recuperar. Para Paulo Sérgio Restiffe, do Peixoto e Cury Advogados, ''a Justiça aceitou essa recuperação por várias razões, entre elas, os empregos a serem preservados''.

A companhia aérea terá 60 dias, a partir da publicação da decisão no Diário Oficial, para apresentar um plano de recuperação, que só terá validade se for aprovado por metade dos credores. No mês passado, a Justiça determinou a penhora dos bens no valor de R$ 75 milhões do grupo econômico de Wagner Canhedo, controlador da Vasp, para pagar dívidas trabalhistas.

Lazzarini só aceitou o pedido da companhia aérea após dois peritos - o advogado Alfredo Luis Kugelmas e o contador José Vanderlei Masson dos Santos - verificarem que a empresa tinha condições de entregar os documentos necessários para a recuperação.