Título: Impasse na greve dos bancários
Autor: Cristiane Crelier
Fonte: Jornal do Brasil, 11/10/2005, Economia & Negócios, p. A20

Justiça exige 70% de presença nas agências em SP

Os bancários, em greve há cinco dias, sentaram-se ontem para ouvir novas propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil. As reuniões ocorreram em Brasília e São Paulo, visando resolver as questões em âmbito nacional. A paralisação, no entanto, continua. Pelo menos até a quinta-feira, quando haverá nova assembléia para discutir as propostas apresentadas e o futuro do movimento.

Em meio ao impasse, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, determinou que a Federação dos Bancários nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) garantam a presença de pelo menos 70% dos funcionários nas agências. E no caso dos centros administrativos e tecnológicos, o juiz determinou que o índice de comparecimento seja de 100%. Caso a decisão seja descumprida, haverá multa diária de R$ 200 mil.

Os funcionários do Banco Central, em greve há 22 dias, têm encontro marcado para hoje com o presidente da autarquia, Henrique Meirelles. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal), David Falcão, se a paralisação se estender poderá faltar dinheiro na praça. Em Brasília, afirmou, já houve problemas, contornados por uma remessa da Casa da Moeda para o Banco do Brasil.