Valor Econômico, n. 4949, 28/02/2020. Política, p. A11

Lula vai à Europa receber título de cidadão de Paris
Carolina Freitas


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja na próxima semana para a Europa, onde recebe um título de cidadão honorário, se reúne com sindicalistas e políticos e participa de atos da campanha “Lula Livre”. Apesar de o petista ter deixado a prisão em novembro, ele responde a seis processos e está impedido de se candidatar por ter sido condenado pela segunda instância da Justiça.

A assessoria do ex-presidente não informou o período exato da viagem, mas Lula tem agendas previstas no exterior entre 3 e 9 de março. O “Diário Oficial da União” de ontem trouxe a liberação de quatro servidores públicos que viajam na comitiva do petista entre 27 de fevereiro e 11 de março.

A primeira parada de Lula será em Paris, onde ele recebe da prefeita da cidade, Anne Hidalgo, o título de cidadão parisiense. A honraria foi concedida em outubro por integrantes do Conselho de Paris - equivalente à Câmara de Vereadores local - devido ao trabalho do brasileiro para redução de desigualdades sociais e econômicas do Brasil.

Lula também participa na cidade do “Festival Lula Livre”, no Théâtre du Soleil. Está prevista a presença da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, derrotado no segundo turno das eleições presidenciais de 2018.

Em 6 de março, Lula chega à Genebra, na Suíça, onde se reúne com integrantes do Conselho Mundial das Igrejas. A entidade é formada por 340 igrejas de 120 países. Ainda na cidade, o petista participa de encontro com sindicalistas.

Em Berlim, Lula tem reunião prevista com políticos e líderes sindicais. No dia 9, ainda na capital alemã, participa do “Encontro em Defesa da Democracia no Brasil”. O ato público vai reunir representantes dos comitês internacionais da campanha “Lula Livre”.