Título: Buriti descarta envio para fora de Brasília
Autor: Adriana Bernardes
Fonte: Jornal do Brasil, 11/10/2005, Brasília, p. D5

Exportar o lixo hospitalar produzido no Distrito Federal para outros estados é uma possibilidade descartada pelo governo. A afirmação é do porta-voz, Paulo Fona, incumbido pelo governador Joaquim Roriz, de repassar à imprensa como deverá ser a condução do Executivo para a solução do problema. O assunto foi discutido numa reunião convocada por Joaquim Roriz e teve a participação de representantes dos principais órgãos ambientais do governo, além de dirigentes da Belacap e Qualix Serviços Ambientais. Até às 19 horas de ontem o Executivo confiava em que a vala construída pela Qualix, será aprovada hoje, pelo Ibama e Ministério Público.

-Dizemos isso com base no que no relato do secretário de Assuntos Urbanísticos e Ambientais, Pinheiro Neto, que hoje (ontem) passou a tarde reunido com o Ibama e MP. Todas as possíveis pendências serão resolvidas - afirmou.

Segundo Paulo Fona, para transportar o lixo para São Paulo, a Belacap teria que pedir quatro autorizações para transporte. A primeira delas expedida pela Semarh e outras três para os órgãos ambientais de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. O governo ainda acusa o Ibama de inviabilizar uma solução para disposição provisória do lixo hospitalar.

O gerente-executivo do Ibama, Francisco Palhares, afirmou que o governador deve estar ''desinformado''. Garantiu que o órgão não fará concessões que permitam à empresa continuar a poluir o meio ambiente.

-Não foi o Ibama quem causou esse problema. Foram a Qualix e a Belacap e, portanto, eles que apresentem uma solução - afirmou.