Título: Lula visita 5 países europeus
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/10/2005, País, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa hoje e termina terça-feira uma visita que se estenderá a quatro países europeus: Portugal, Espanha, Itália e Rússia. Vai se encontrar, entre outras autoridades, com o primeiro ministro português, José Sócrates, o rei da Espanha, Juan Carlos, o presidente e o primeiro-ministro italianos - Carlo Campi e Sílvio Berlusconi - e o presidente russo, Vladimir Putin. Em Portugal participará de um seminário sobre oportunidades de negócios no Brasil para empresários portugueses e vai encerrar a visita com um encontro com a colônia brasileira e a entrega do prêmio à escritora brasileira Lígia Fagundes Telles, na cidade do Porto.

Às 11h, tem início a agenda política, com um encontro agendado com o primeiro-ministro português José Sócrates. O chefe de governo assumiu o gabinete português neste ano e adotou agenda parecida com a implementada pelo presidente petista, quando este chegou ao poder no Brasil em 2003.

E à semelhança do colega brasileira, a legenda de esquerda que apóia Sócrates enfrenta um momento difícil. O Partido Socialista sofreu derrota nas eleições municipais portuguesas no domingo. O revés é visto pelos analistas políticos daquele país como um recado aos socialistas.

A agenda política se estende com a participação em uma plenário para a reunião da 8ª Cimeira (Cúpula) Brasil-Portugal, a assinatura de atos de cooperação entre os dois países e um almoço de homenagem ao presidente Lula e sua mulher Marisa Letícia.

A visita de Lula entra pelo campo da cultura às 16h, quando está prevista a cerimônia de premiação da escritora Lygia Fagundes Telles. A autora de ''As Meninas'' e ''Antes do Baile Verde'' foi escolhida em maio deste ano para receber o que é considerado o Prêmio Nobel da literatura da língua portuguesa. O escritores brasileiros Rubem Fonseca, Jorge Amado e Rachel de Queiroz, entre outros, também já receberam o prêmio, uma parceria dos governos brasileiro e português, que é dado em razão do conjunto da obra.

O presidente encerra sua viagem com um encontro com a comunidade brasileira em Portugal. O tamanho da população brasileira no país é estimado em 31 mil pessoas, dos quais apenas um terço estaria regularizado.