Título: Festa da Padroeira atrai 140 mil
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/10/2005, País, p. A5

As homenagens ao dia de Nossa Senhora Aparecida, reuniram ontem cerca de 140 mil pessoas no Santuário Nacional de Aparecida (167 km de São Paulo), o arcebispo da cidade, dom Raymundo Damasceno Assis, convocou em sua homilia os católicos a votarem pelo proibição da venda de armas no referendo sobre o desarmamento, que vai se realizar no próximo dia 23. Na missa solene, realizada ontem pela manhã, foram comemorados também os 75 anos da proclamação pelo Vaticano de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

O arcebispo de Aparecida, após defender o voto pela proibição da venda de armas, ressalvou que, para que o país se livre da violência, é necessário também cultivar a paz e valorizar a família.

- A proibição do comércio de armas é um passo importante para o combate à violência, porém não basta. É necessário dar outros passos. É preciso cultivar a paz no nosso coração. A família, santuário da vida, deve ser valorizada e defendida, pois ela é fundamental para a construção de uma cultura de paz. É no lar que se aprende a dialogar, a conviver com o diferente, a perdoar, a respeitar o outro - disse dom Raymundo Damasceno Assis.

Ele afirmou também que o diálogo entre as religiões, a defesa da natureza, a renovação da educação e a ''superação da escandalosa diferença social'' são imprescindíveis para a conquista da paz.

-Por isso, faz-se mister que a economia e a política coloquem no centro de suas decisões a pessoa humana e os seus direitos.

As homenagens a Nossa Senhora Aparecida, que devem levar cerca de 1 milhão de romeiros a Aparecida até o final do mês, são vistas por produtores de artigos religiosos como a melhor oportunidade do ano para aumentar as vendas.

Nos últimos meses, as fábricas investiram na ampliação da produção para atender a grande demanda de outubro, sempre bem maior do que a do restante do ano. Em 2005, é estimado um crescimento nas vendas da ordem de 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Indústria São José, que produz artigos como medalhas, chaveiros, gargantilhas e pulseiras com motivos religiosos -além de terços, responsáveis por 65% das vendas da empresa-, espera um aumento de 15% no faturamento neste outubro na comparação com 2004.

Na capital paulista, uma procissão fluvial foi realizada na manhã de ontem, no Rio Tietê, em São Paulo, para marcar o dia da Padroeira do Brasil. A procissão ocorreu entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e do Piqueri.

Sobre as pontes, populares de expremiam para companhar a passagem do barco que levava a imagem. Ao desembarcar, a padroeira do Brasil foi cortejada por carros de boi até uma igreja em Pirituba (Zona Norte).