Título: Maluf solicita prisão domiciliar
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/10/2005, País, p. A6

Folhapress

SÃO PAULO - O pedido de prisão domiciliar para o ex-prefeito Paulo Maluf será analisado na quinta-feira pela juíza da 2ª Vara Federal de São Paulo, Sílvia Maria Rocha. Advogados do ex-prefeito alegam que Maluf está doente, tem 74 anos, possui curso superior e por isso, tem direito a uma prisão especial ou, na falta desta, ficar em sua própria casa.

Maluf e seu filho Flávio respondem a uma ação penal sob acusação de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha e corrupção. A prisão deles, no entanto, não se deu por conta do processo, mas porque em interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal foi constatada uma tentativa de eles impedirem o depoimento do doleiro Vivaldo Alves, o Birigüi.

Nem todas as testemunhas de acusação contra Maluf foram ouvidas. O depoimento considerado mais importante pelo Ministério Público Federal é o de Joel Guedes Fernandes, ex-caixa da construtora Mendes Júnior. Ele mora em Minas Gerais e será ouvido por carta precatória, procedimento que poderá levar até 15 dias. Fernandes afirma que dinheiro público investido na construção da avenida Água Espraiada foi desviado para o exterior.

Maluf está preso na carceragem da Polícia Federal, ao lado do filho Flávio, desde o dia 10 de setembro.