Título: PFL denuncia Vavá
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 16/11/2005, País, p. A6

BRASÍLIA - Em nome do PFL, os senadores José Jorge (PE), José Agripino (RN), e os deputados Rodrigo Maia (RJ) e José Carlos Aleluia (BA) entraram com uma representação, na Procuradoria-Geral da República, contra o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá, a fim de que sejam adotadas providências para processá-lo por tráfico de influência.

Os parlamentares transcrevem na representação a reportagem publicada pela revista Veja, no fim de semana. Os pefelistas ressaltam uma série de informações que comprovariam ter Vavá intermediado ''pedidos'' de empresários junto a prefeituras petistas, empresas estatais e órgãos do governo federal, como a Caixa Econômica Federal e a Secretaria-Geral da Presidência da República''.

Os representantes do PFL explicam também que protocolaram a representação na Procuradoria ante a citação do nome do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A referência ao ministro Thomaz Bastos é secundária. Mas o irmão de Lula disse à revista que ''não chegou a encaminhar a proposta'' ao ministro da Justiça, conforme sugere anotação feita por sua assessora, Regina Caçapava.

O ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, qualificou como ''sensata'' a decisão do PFL de levar a representação ao Ministério Público e não a uma das CPIs.