Título: "Fortes indícios'" contra Dirceu
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/10/2005, País, p. A4
BRASÍLIA - O relator do processo de cassação do deputado José Dirceu (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), afirmou ontem que há ''fortes indícios'' de quebra de decoro parlamentar pelo ex-ministro da Casa Civil. - São indícios fortes, contradições que estão sendo levantadas para fundamentar e elucidar todas as informações - disse Delgado, que está terminando seu relatório, a ser apresentado ao Conselho de Ética da Câmara na próxima terça-feira.
Delgado deve recomendar a cassação de mandato devido a um conjunto de evidências que ligam Dirceu ao esquema do mensalão. O ex-ministro nega envolvimento e argumenta que não há provas contra ele.
Como deve haver pedido de vista no processo, provavelmente pela deputada Angela Guadagnin (PT-SP), a votação deve ficar para quinta-feira. A tendência é de aprovação entre os 14 membros do Conselho, o que levaria o processo para o plenário na semana seguinte.
Delgado não quis antecipar ontem, publicamente, o teor de seu parecer.
- Indícios e evidências há sempre. Mas não podemos antecipar uma decisão que vai sair apenas na próxima terça-feira - disse.
O favorecimento pela Casa Civil ao filho do ex-ministro, Zeca Dirceu, prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR), deve constar também do parecer. Mas não pode ser usado como prova, segundo Delgado, porque não consta da acusação do PTB que gerou o processo.