Título: Varig traça rota para o futuro
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 13/10/2005, Economia & Negócios, p. A17

A recuperação judicial da Varig tem capítulo decisivo hoje, quando, pela segunda vez, os credores da companhia aérea estarão reunidos em assembléia. Desta vez, vão deliberar sobre as propostas de reestruturação apresentadas até o momento e definir a composição do Comitê de Credores. A expectativa é de que os credores trabalhistas, reunidos na classe 1, protagonizem nova batalha. No primeiro encontro - devido à briga entre sindicatos e associações de funcionários sobre quem representaria os trabalhadores -, esta foi a única classe que não definiu o representante no comitê.

O lado mais forte dos credores já tem lugar assegurado na comissão. O Aerus, fundo de pensão das empresas aéreas, é o maior credor privado da Varig, com créditos de R$ 1,8 bilhão, todos com garantia. O fundo conseguiu eleger Erno Dionísio Brentano, administrador especial do Aerus, como titular da segunda classe de credores, a dos que possuem garantias de seus créditos. E o titular da classe 3, a dos sem-garantia, Adenauher Nunes, diretor-financeiro da Infraero, foi eleito com o apoio do Aerus.

A chancela do Aerus é tida como fundamental por todos os envolvidos na recuperação da Varig. Mas até o momento nenhuma declaração foi dada pelos representantes do fundo em relação ao futuro da empresa. A expectativa é de que mesmo que conte com o apoio do Aerus, o plano do Conselho de Administração da Varig não vá prosperar, pois defende medidas polêmicas, como a venda da subsidiária de carga VarigLog, a demissão de 13% dos funcionários e a transferência da principal base operacional da empresa para São Paulo. Os juízes envolvidos no processo de recuperação admitem, inclusive, que a assembléia pode se prolongar.

- O administrador judicial decidirá quanto tempo os credores terão para analisar os planos e dará também um tempo para a devedora (Varig) deliberar sobre as modificações indicadas pelos credores - disse o juiz Luiz Roberto Ayoub.