Título: Encontro marcado com os amigos
Autor: Florença Mazza
Fonte: Jornal do Brasil, 15/10/2005, Rio, p. A15

Filhos de Fernando Sabino doam seu acervo à Casa de Rui Barbosa, que guarda obras de outros autores

Um ano depois da morte de Fernando Sabino, a vontade do escritor foi feita. Cumprindo o desejo do pai, seus filhos, Bernardo e Pedro, doaram ontem 18 pacotes com fotos, cartas e anotações do cronista à Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo. Entre os documentos, cartas de Carlos Lacerda a Sabino, fotos da infância do autor de Encontro Marcado e um poema inédito de Manuel Bandeira, com rabiscos e anotações de Sabino. - Foi o próprio papai quem separou os pacotes por tema: Guimarães Rosa, (Carlos) Drummond (de Andrade) etc. Ele queria que seu acervo ficasse junto com o de outros amigos - contou o diretor de TV Bernardo Sabino, filho de Fernando.

Segundo Bernardo, esta foi a primeira de muitas doações que serão feitas à Casa de Rui Barbosa. Antes de ser entregue, porém, o material será digitalizado e analisado por Pedro Sabino, outro filho do escritor e gestor de sua obra. Inspirados nos herdeiros de artistas como Tom Jobim e Érico Veríssimo, os irmãos querem preservar o acervo deixado por Sabino.

- É fundamental preservar a memória brasileira - comentou Bernardo, acrescentando que será lançado, no ano que vem, um site pelo qual será possível requisitar parte do acervo de Sabino. - Hoje, se entram em contato conosco, nós enviamos o material também - acrescentou.

Aberta à pesquisa, a Fundação Casa de Rui Barbosa guarda, desde ontem, boa parte da história de Sabino. A infância em Minas - em uma das fotos o escritor aparece vestido com uma farda -, cartas trocadas entre os autores e um bilhete de Lacerda no qual o ex-governador comenta a política nacional.

A doação de ontem foi o pontapé inicial para uma série de homenagens a Fernando Sabino, morto dia 11 de outubro no ano passado depois de lutar por dois anos contra um câncer no esôfago. Durante a entrega do acervo, foi exibido o documentário Encontro Marcado com Fernando Sabino, de Bernardo Sabino, que desde terça-feira é exibido num canal a cabo.

- O filme é uma reflexão sobre suas idéias, com base em depoimentos sobre meu pai - explicou Sabino.

O ápice das homenagens, entretanto, está previsto para o ano que vem, quando uma exposição com cartas, trabalhos e documentos do escritor vai rodar diversas cidades do Brasil. A mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino será inaugurada em sua cidade natal, Belo Horizonte, em abril, e chega ao Rio em maio. Bernardo acrescentou que shows também estão previstos na exposição, cuja cenografia será do arquiteto João Uchôa.

Sabino foi um dos escritores brasileros de maior sucesso comercial - vendeu mais de 3,2 milhões de exemplares - e escreveu, além de crônicas, os livros O grande mentecapto e O homem nu.