Título: Desafio para o sucessor
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/10/2005, Brasília, p. D1
Roriz diz que cabe a quem for eleito manter programas
O governador Joaquim Roriz disse ontem que já deixa um novo Distrito Federal, com as obras que vem realizando. O desafio passa agora a seu sucessor, que precisará dar continuidade a essa ação. Por isso mesmo recomendou que os postulantes ligados a ele se unam e desenhem um programa capaz de atender a essas necessidades da população. As declarações de Roriz foram feitas durante a cerimônia de entrega de sistema de abastecimento de água potável a dois condomínios do DF, que somam dois mil moradores. São os condomínios do Jardim Botânico e do San Diego, no Lago Sul. Com investimentos de R$ 430 mil, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) instalou 3 quilômetros de redes e 400 ligações prediais, todas com hidrômetros individuais, naqueles locais.
Durante a inauguração, na Administração Regional do Jardim Botânico, o governador Joaquim Roriz ressaltou que esta medida representa mais um passo rumo aos 100% de abastecimento de água de primeira qualidade, em todo o DF, que é a meta até 2006. ''Até agora, já foram atendidos 67 condomínios, beneficiando uma população de mais de 150 mil habitantes, por meio do programa Água Nossa'', informou.
A cerimônia foi descontraída e o governador acionou uma mangueira com a água que chegava aos condomínios. Molhou até pré-candidatos que compareceram á cerimônia - o deputado José Roberto Arruda, o secretário Tadeu Filippelli e o senador Paulo Octávio.
Roriz também anunciou que novas inaugurações estão por acontecer: ''No dia 26 deste mês, da Usina de Tratamento Belchior, e no dia 26 de novembro, da Barragem do Corumbá IV''. Esta última foi considerada por Roriz como bastante superior às demais obras realizadas em seu Governo.
''Vale a pena conhecer Corumbá IV, a maior represa do Centro-Oeste brasileiro. É uma obra que me enche de alegria e que, tenho certeza, vai orgulhar todos os brasilienses pela sua qualidade e dimensão'', acrescentou o governador.
O presidente da Caesb, Fernando Leite, informou que, além de melhorar a qualidade de água nos padrões do Ministério da Saúde nos condomínios do Jardim Botânico e San Diego, a empresa fez a adequação das edes existentes, com substituição de bombas, manutenção, concretagem e perfuração de poço profundo e assentamento de reservatório de água potável com capacidade para 85 mil litros.
''Para que passássemos a operar esses novos sistemas, os condôminos, em decisão de assembléia, fizeram a doação das redes antigas dos condomínios à Caesb'', assinalou Leite. Segundo ele, no San Diego foram instalados 120 metros de redes e 147 ligações, atendendo uma população de 740 pessoas. No Jardim Botânico, 1.250 pessoas foram beneficiadas, com 250 ligações e 2.870 metros de redes.
O secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli, destacou a importância da obra. Atualmente, 14 condomínios encontram-se em fase de implantação de redes, beneficiando 167 mil moradores. Outros 154 estão em fase de negociações para que a Caesb assuma o controle dos sistemas de abastecimento para atendimento de cerca de 60 mil pessoas. A empresa estima que uma população de 470 mil pessoas resida em condomínios horizontais no DF.