Título: Polícia investiga laço com a máfia chinesa
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 15/10/2005, Brasília, p. D1

A polícia civil investiga ligações da Máfia Chinesa com a pirataria no Distrito Federal. Segundo o diretor do Departamento de Atividades Especiais, Celso Ferro, há indícios de que a organização esteja envolvida com a produção de CDs e DVDs falsificados no DF. Os tentáculos da falsificação chegariam até Law Kin Chong, comerciante chinês acusado de chefiar um dos maiores esquemas de contrabando do País. Está preso, mas ainda controla a rede de venda de importados do Sudeste.

- A ligação com o Law Kin Chong é apenas uma das vertentes de nossa investigação, que abrange toda a possível atuação da máfia chinesa no DF - afirma o delegado.

Ontem, a polícia apreendeu 100 mil CDs e DVDs piratas armazenados em um laboratório na Ceilândia e na Feira dos Importados de Taguatinga.

- A feira de Taguatinga é o principal distribuidor de produtos falsificados no atacado para todo o DF - afirma o delegado.

O dono do laboratório, cujo nome não foi divulgado, foi preso durante a operação.

Chinês naturalizado brasileiro, Law Kin Chong foi preso em julho de 2004, flagrado oferecendo dinheiro para o deputado federal Luiz Antônio de Medeiros, relator da CPI da pirataria na época. Chong foi condenado por corrupção, e ainda responde a processos por crimes contra o sistema financeiro e tentativa de suborno.