Título: Empresa do lixo escapa por pouco de nova multa
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/10/2005, Brasília, p. D5

Ibama constata que exigências ainda não foram cumpridas

Por pouco a Qualix Serviços Ambientais e Belacap não foram multadas novamente pelo Ibama. Exigências feitas pelo órgão ambiental na última sexta-feira, para liberar a vala provisória de deposição do resíduo hospitalar, não tinham sido cumpridas até o início da manhã de ontem. As 160 toneladas de resíduo hospitalar depositadas de forma irregular num buraco forrado com lona preta continuavam no mesmo lugar. As obras de drenagem da água pluvial não tinham sido concluídas.

Os fiscais deram prazo até o fim do dia para que as empresas tomassem as providências e acrescentaram à lista de exigência o recuo da cerca da vala em cerca de dois metros.

- No fim da tarde notamos que as medidas estavam sendo cumpridas. Já tinham recuado a cerca, as canaletas estavam finalizadas e iniciaram a construção de uma calha lateral à vala de resíduo hospitalar que vai levar água de chuva contaminada com chorume da compostagem do pátio para a lagoa de equalização - assegurou o analista ambiental do Ibama, Alexander Balduíno.

Nova vistoria - Uma nova vistoria está marcada para às 16 horas de segunda-feria.

Os analistas ambientais devem verificar se o lixo está sendo espalhado de forma correta e se a mangueira para drenar o chorume do lixo hospitalar da vala realmente foi providenciada.

A empresa deve providenciar um caminhão pipa que vai recolher o líquido que possa se acumular na vala e despejar direto na lagoa de chorume.

O buraco onde o lixo estava armazenado de forma irregular será analisado pelos fiscais. A recomendação é que as empresas façam a desinfecção do local com cal virgem.

- Pelo que vimos, o vazamento de chorume, se houve, foi pontual e não deve causar danos ambientais - disse. Balduíno.

Diante de qualquer dano ambiental, ou se as obras não forem terminadas até segunda-feira, pode haver nova multa por poluição ambiental ou por deposição de resíduo em desacordo com as normas ambientais vigentes. (A.B.)