Correio Braziliense, n. 21738, 22/09/2022. Política, p. 3

Bolsonaro refuta linguagem neutra

Ingrid Soaes


O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, criticou a linguagem neutra, na qual os pronomes contemplam pessoas de gênero não binário no lugar de “ele/ela”. “Uma parte da garotada nem sabe português e quer a linguagem neutra. É impressionante”, reclamou, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada. “Antes de explicar o pronome neutro, pergunta se sabe a diferença do pronome pessoal do caso reto, do caso oblíquo”, emendou um dos simpatizantes, provocando risos do chefe do Executivo.

Em outro trecho da conversa, Bolsonaro questiona: “O que soma isso daí? Quer ver, o pessoal começa: ‘Bom dia a todos e todas’. Isso não existe. Vão falar que eu sou machista agora. O plural é todos. Quando o cara começa assim, eu já: ‘Opa, qual é a desse cara aí? Não querendo persegui-lo, nada disso”.

Em dezembro do ano passado, o presidente comentou sobre o que chamou de “linguagem neutra dos gays”. Ele citou como exemplo uma questão da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e reclamou que o uso de termos neutros “estraga a garotada”. “Lembra dois anos atrás a questão da linguagem neutra dos gays? Não tenho nada contra, nem a favor. Cada um faz o que bem entender com seu corpo. Mas por que a linguagem neutra dos gays? O que soma para gente numa redação? Agora, estimula a molecada a se interessar por essa coisa, por…”, disse, na ocasião.

Na conversa de ontem, Bolsonaro admitiu que o salário dos professores “não é bom”, mas que o investimento a ser feito em educação é no “currículo” e no “conteúdo”. Segundo ele, os livros de antigamente eram “bem diferentes” dos atuais e que os estudantes “não aprendem nada hoje em dia”.”A nossa economia vem do campo, tecnologia, e tem países que estão numa situação muito melhor do que nós dado ao estudo”, destacou. “Esses países começaram, nos anos 40, a investir pesado na educação. Investir pesado não é igual à petralhada fala de ‘botar dinheiro’.”

Bolsonaro voltou a atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dizendo que investidores têm confiança em seu governo, o que pode mudar caso o petista seja eleito. “O pessoal está investindo, está vindo porque está com confiança no governo. Agora, se há a possibilidade de voltar a roubalheira que sempre foi o Brasil, esse pessoal deixa de investir.”

Sobre o preço alto dos alimentos, o presidente enfatizou que não pode impedir a exportação dos itens. “Quando alguns falam: ‘Ah, você deve evitar que tais produtos sejam exportados porque está encarecendo aqui’. Por que você não vai fazer aquilo que aquele cara está fazendo? Vai plantar, pô.”