Título: Bento XVI virá ao Brasil em 2007
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 15/10/2005, Internacional, p. A13
Primeira visita será entre abril e maio, quando o papa participa de conferência no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
O papa Bento XVI visitará pela primeira vez o Brasil, entre abril e maio de 2007, para participar da Conferência Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), anunciou ontem a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A pedido de Bento XVI, o encontro acontecerá no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no interior de São Paulo. Essa será a segunda vez, nos últimos 50 anos, que a Conferência será realizada no Brasil - em 1955 o Celam aconteceu no Rio de Janeiro.
O pontífice confirmou sua presença na inauguração da conferência durante audiência com a hierarquia do Celam, na sexta-feira, em sua residência apostólica vaticana. Além de dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, também participaram da reunião cardeais de do Chile, Colômbia e de Argentina.
A última vez que um papa esteve no Brasil foi em outubro de 1997, quando João Paulo II veio ao Rio de Janeiro para participar do 2º Encontro Mundial do Papa com as Famílias, no Aterro do Flamengo.
Ontem, Bento XVI participou de um encontro festivo e de oração com mais de 150 mil crianças acompanhadas de seus pais na Praça de São Pedro, no Vaticano. As crianças participaram de cânticos, danças, espetáculos com palhaços, além de uma homenagem a João Paulo II.
A bordo de um carro conversível, o papa deu a volta pela praça para saudar o público e foi recebido com gritos de ''Benedetto!'', seu nome em italiano. Ao participar de uma sessão de perguntas e respostas com crianças, Bento XVI insistiu na importância de assistir às missas aos domingos e pediu que os pais façam um esforço por levar seus filhos.