Correio Braziliense, n. 21743, 27/09/2022. Política, p. 2

Lula: pedetista está “colhendo o que plantou” 



Em seu último grande comício antes do primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o adversário Ciro Gomes (PDT) e rebateu as críticas à sua campanha pelo voto útil. Ao chegar ao evento, realizado com a presença de grandes artistas no Anhembi, em São Paulo, o presidenciável acusou o ex-governador de mentir e destacou que um eventual apoio no segundo turno seria negociado com o PDT.

“Ele tem mentido a meu respeito desde que começou a campanha. Acho que o Ciro tem surtado ultimamente”, afirmou. “Acho que o Ciro está colhendo o que ele plantou. Quem planta vento, colhe tempestade.”

Questionado sobre o pronunciamento de Ciro, Lula frisou que um acordo no segundo turno seria feito com o partido. “Se acontecer o segundo turno, vamos tentar conversar com outras forças políticas”, respondeu. “Se o Ciro quiser conversar, nós conversaremos. Agora, a conversa não é pessoal, é entre partidos. Se for necessário conversar com o PDT, a nossa presidente, Gleisi Hoffmann, vai procurar o presidente (Carlos) Lupi, e vamos conversar.”

Ainda sobre o voto útil, Lula afirmou que pede “voto para o eleitor do Ciro, como ele pede para o meu”. “Peço para o eleitor da Simone como ela pede para o meu. A gente não pergunta se tem um carimbo, rótulo na testa. A gente fala com o povo e tenta convencer”, sustentou.

Do comício de ontem participaram cantores como Daniela Mercury, Pablo Vittar, Valesca Popozuda e Paulo Miklos; e atores Maria Bopp e Paulo Vieira, além de influenciadores digitais.

Nos discursos, políticos, artistas e intelectuais pediram aos eleitores que rejeitam o petista que reconsiderem sua escolha em prol da derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) logo no primeiro turno.

Outros famosos, como os cantores Gilberto Gil, Fernanda Abreu e Arnaldo Antunes, não puderam comparecer ao evento, mas enviaram vídeos de apoio a Lula. “Eu devo à Janja esse sucesso aqui, porque ela cismou de organizar isso, junto com outras pessoas, colhendo o que foi plantado”, disse Lula, mencionando sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva. (VC)