Título: Vendas devem crescer 10% no ano
Autor: Adriana Bernardes
Fonte: Jornal do Brasil, 15/10/2005, Brasília, p. D4

O comércio da Capital deve fechar o ano com um faturamento 10% maior que o registrado em 2004. A expectativa é do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ennius Muniz. Uma série de fatores econômicos contribui para construir o cenário positivo traçado pela entidade. A economia está estável, sinalização do governo federal de que os juros podem cair, e também os aumentos concedidos aos servidores públicos estaduais e federais.

-Além disso os problemas com as CPIs estão sendo superados e a vida começa a voltar ao normal. Quando só tem notícia ruim o consumidor fica de baixo astral, mais reticente, precavido. Quando o ambiente é otimista, ele fica mais relaxado e tende a consumir mais - acrescenta Muniz.

Recorde - A exemplo do que ocorreu em anos anteriores, Muniz acredita que os segmentos de eletro-eletrônicos e de celulares devem se destacar.

Os lançamentos da moda verão devem atrair grande número de consumidores para o segmento de vestuário. Por isso, destaca Muniz, estes são os setores que mais devem contratar.

Satélites - E as vagas não devem aparecer só no Plano Piloto. Muniz acredita que o comércio de cidades como Riacho Fundo e Santa Maria também devem se destacar, pois são cidades novas que estão se expandindo em ritmo acelerado, mostrando crescimento nos mais diversos setores e o comércio lá instalado acompanha sempre essa tendência.