Correio Braziliense, n. 21744, 28/09/2022. Política, p. 3

Bolsonaro fala em vencer no 1º turno

Ingrid Soares


Em campanha na cidade pernambucana de Petrolina, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, voltou a dizer que seu governo não tem corrupção e atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder das pesquisas de intenção de voto.  

“O que eu tenho a oferecer para vocês é justamente o contrário do que o ladrão fez ao longo de 14 anos. Completamos três anos e meio no Brasil sem corrupção por parte do governo federal. Não ser corrupto não é virtude, é obrigação”, discursou.

O presidente disse acreditar que a população o reelegerá em primeiro turno e destacou desvios na Petrobras. “Essa é a marca do governo do PT de Lula. Nós não queremos isso para o nosso Brasil. Nós não queremos um ladrão chefiando o governo federal. Nós acreditamos no povo brasileiro que, no próximo 2 de outubro, vai reeleger Jair Bolsonaro no primeiro turno”, enfatizou.

Bolsonaro afirmou que, “se assim for a vontade de Deus e também interesse de vocês, nós continuaremos no governo trazendo paz e tranquilidade e ordem e progresso para todos”. Os apoiadores responderam com gritos de “primeiro turno”.

 

Covid-19

O chefe do Executivo destacou que o “Brasil está condenado a dar certo” e criticou governadores por decretarem medidas restritivas em meio ao pico da covid-19, afirmando que eles não devem ser reeleitos.

“Vocês sabem, passamos por momentos difíceis, uma pandemia, em que governadores e prefeitos, não todos, obrigaram vocês a ficarem em casa. Esses, que obrigaram a ficar em casa, agora, vocês têm que deixá-los ficar em casa, não votando neles novamente”, pregou.

Ele citou,também, a redução da inflação e do preço de combustíveis. “Hoje, no Brasil, quase em sua totalidade, a gasolina está abaixo de R$ 5 e o álcool abaixo de R$ 3. O Brasil começa, cada vez mais, a dar exemplo para o mundo”, disse. “Não temos mais inflação. Tudo começa a baixar de preço já no terceiro mês consecutivo. Nós estamos mais do que dando exemplo para o mundo, demonstrando como se faz política de verdade em momentos difíceis.”

Por fim, repetiu a defesa de pautas ideológicas, em agrado à sua base de apoiadores. Disse ser contra o aborto, a legalização das drogas e a ideologia de gênero. “O patrimônio de cada um de nós são os nossos filhos. Eles são o nosso orgulho, a nossa razão de viver. Serão tratados como assim merecem”, frisou.

Na cidade, Bolsonaro montou em um touro, cujos chifres receberam adesivos da campanha do presidente. No lombo do animal, uma bandeira com as cores do Brasil e o número da chapa do chefe do Executivo. Além do comício, ele participou de motociata e carreata.