Título: Impasse impede decolagem da Varig
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 14/10/2005, Economia & Negócios, p. A19
Os ânimos acirrados não deixaram que a assembléia de credores da Varig desse os passos necessários para a companhia aérea começar a definir o seu processo de reestruturação. A briga entre sindicatos e associações de funcionários impediu que fosse definido ontem o representante dos trabalhadores no Comitê de Credores da empresa aérea. A definição sobre a venda da VarigLog também não saiu ontem e foi adiada para o dia 19. De concreto, o presidente da Varig, Omar Carneiro da Cunha, apresentou uma carta de intenções da TAP, que está disposta a investir US$ 100 milhões no curto prazo.
¿ Imagino que eles colocariam US$ 100 milhões nos próximos 30 dias ¿ disse Carneiro da Cunha, acrescentando que a estatal também trabalha para trazer outros investidores para a Varig.
O administrador judicial da Varig, João Raimundo Cysneiros Vianna, se reunirá no dia 18 com representantes de sindicatos e associações para que fique finalmente definida a representação dos trabalhadores no comitê.
A venda da VarigLog para o fundo Matlin Patterson ¿ por US$ 38 milhões em dinheiro e mais US$ 65 milhões em antecipação de recebíveis ¿ só será definida no dia 19, quando terá prosseguimento a assembléia suspensa ontem depois de mais de oito horas de discussões e deliberações.
Ontem houve a apresentação dos três planos existentes até o momento: o do próprio Conselho de Administração da Varig, o de Docas Investimentos ¿ do empresário Nelson Tanure ¿ e do Trabalhadores do Grupo Varig (TGV).
A escolha do dia 19 para a continuação da assembléia foi feita para garantir a sobrevivência da companhia aérea. No dia 20, o juiz da corte de falências de Nova York, Robert Drain, voltará a analisar o pedido de arresto de aeronaves da International Lease Finance Corporation (ILFC) e pode provocar efeito cascata que deixaria a aérea sem metade da frota.
O adiamento da definição sobre a VarigLog foi fruto exatamente desta necessidade de caixa. A decisão foi tomada depois de repetidas exposições de Omar Carneiro da Cunha, afirmando que a companhia precisa de injeção de pelo menos US$ 100 milhões no curtíssimo prazo ¿ em pouco mais de uma semana ¿ para manter a frota e as operações.
O Aerus ¿ maior credor privado da Varig ¿ deixou claro que apoiará a venda da VarigLog caso seja a única saída para impedir a drástica redução da frota.
¿ Dia 21 há o risco de que metade da frota da Varig fique no chão. Pior que a VarigLog ser vendida só a Varig no chão dia 21 ¿ resumiu Odilon Junqueira, diretor-presidente do Aerus.