Título: Doença teria vindo do Paraguai
Autor: Kelly Oliveira e Thiago Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 14/10/2005, Economia & Negócios, p. A22

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, levantou ontem mais uma hipótese para a origem na febre aftosa em Eldorado. A suspeita é de que a doença tenha sido trazida por animais clandestinos vindos do Paraguai. Segundo ele, nos últimos sete anos, todos os focos ocorreram na região de fronteira ou dentro do próprio país vizinho.

O governador acrescentou que a doença pode ter tido origem em assentamentos rurais, tanto do MST, como de pequenos produtores.

- Me estranha que todos os focos, coincidentemente, apareçam na fronteira com o Paraguai. Estamos trabalhando todas as hipóteses - afirmou.

Para o governador é necessário um trabalho articulado com o governo do Paraguai. O governo do país vizinho deve verificar nos próximos dias se há existência de focos da doença também no Paraguai.

- É preciso criar um corredor de sanidade entre os países do Mercosul, para evitar o contato com zonas críticas, principalmente o Paraguai - sugeriu o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.

Há suspeitas ainda de novos focos nos municípios de Japorã e Novo Mundo, que estão dentro do raio de proteção de 25 km, calculado a partir da fazenda Vezzozzo. Foram enviadas amostras de sangue dos animais para serem analisadas pelo Ministério da Agricultura. O resultado sai nos próximos dias.