Título: Gripe do frango ronda a Europa
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/10/2005, Internacional, p. A14

Pela primeira vez, o vírus da gripe do frango (H5N1), que já matou mais de 60 pessoas na Ásia desde 2003, se aproxima da Europa. Após realizar testes, cientistas confirmaram ontem que centenas de aves na Turquia estão contaminadas. Temendo uma epidemia, vários países do continente já estão tomando medidas preventivas. Na Romênia, também foi encontrada uma cepa do H5N1 em três patos que morreram. Ao que tudo indica, segundo Samuel Jutzi, diretor da divisão de Saúde e Produção de Animais da FAO (United Nations Food and Agriculture Organization), em Roma, exames que ficarão prontos em alguns dias vão demonstrar que também se trata do vírus da gripe do frango.

Atualmente, o mal só atinge pessoas que comerem a carne de aves contaminadas ou tiverem contato próximo com os animais doentes. Mas especialistas afirmam que, se um indivíduo com uma gripe comum for atingido também pela gripe do frango, podem ocorrer mutações que tornem o vírus muito mais resistente e transmissível de humano para humano.

A Comissão Européia já suspendeu a importação de aves e frangos da Turquia e da Romênia. Além de ter recomendado um aumento nas medidas de higiene das fazendas e um cuidado extra às pessoas que visitarem os dois países.

¿ Aconselhamos o estoque de antivirais. É a primeira linha de defesa ¿ declarou Markos Kyprianou, comissário de Saúde e Proteção ao Consumidor da União Européia.

A Comissão Européia está estudando criar um ¿fundo de solidariedade¿ de US$ 1,2 bilhão para ajudar a pagar os medicamentos no caso de uma possível pandemia.

Mas Jutzi frisou que, pelo menos por enquanto, a gripe do frango continua a ser uma doença de animais.

¿ Temos que combater de forma agressiva para evitar que aconteça uma pandemia ¿ ressaltou.

Para Albert Osterhaus, professor de virologia do Centro Médico Erasmus, na Holanda, a presença do H5N1 na Turquia indica que tenha sido levado por aves migratórias.

Devido à rota dos pássaros, que voam para o Sul no inverno, Jutzi sugere que é mais provável que o próximo local de disseminação do vírus seja em países vizinhos à Turquia ou nações africanas, que na Europa Ocidental.

A Turquia já abateu 7.600 aves e desinfetou parte de uma fazenda onde morreram 1.800 animais. Na Romênia centenas de pássaros domésticos foram mortos.