Título: Deputado se diz sereno
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 20/10/2005, País, p. A3

O deputado José Dirceu (PT-SP) disse que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) contra o recurso que apresentou para barrar seu processo no Conselho de Ética não interfere na decisão dos deputados quando o assunto chegar ao plenário. ¿ Conversei com dezenas de deputados e a decisão do Supremo não interfere o voto de cada um ¿ afirmou.

Dirceu disse não ter se surpreendido com a derrota:

¿ Poderia perder como em tudo na vida. Me sinto da mesma maneira que sempre me senti: inocente, sereno, tranqüilo. Vou lutar pelos direitos e respeito da decisão do Supremo ¿ declarou.

O deputado anunciou que apresentará hoje um ¿contra-relatório¿ no qual pretende responder ponto-a-ponto os argumentos apresentados pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG) para sugerir sua cassação.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), afirmou que decisão do STF é para ser cumprida, mas argumentou que a cassação de mandato deve se basear em provas de quebra de decoro.

¿ A cassação deve ser tomada à luz de provas materiais ¿ afirmou. Os oposicionistas elogiaram a decisão do Supremo. O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), afirmou que cabe exclusivamente ao Congresso decidir sobre o assunto.

¿ O Supremo só podia acompanhar essa posição ¿ disse Goldman. Goldman afirmou ainda que as tentativas de Dirceu de protelar o processo não terminam no STF. O deputado tucano está certo, no entanto, de que não haverá saída para o deputado a não ser ter seu processo de cassação analisado pelo Plenário:

¿ Dirceu já fez todas as tentativas e vai fazer outras, evidentemente mais frágeis, para dilatar o prazo.