Título: PFL ameaça pedir nova CPI
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/10/2005, País, p. A4
Oposição quer investigar morte de Celso Daniel
BRASÍLIA - Como forma de ameaçar politicamente o governo, o PFL começou a discutir ontem com os outros partidos de oposição a possibilidade de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel. O caso está sendo investigado na CPI dos Bingos, mas o Governo e o PT insistem na tese de que o político foi vítima de um crime comum. O presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), que lidera o movimento de criação de uma nova CPI, justificou que seria uma forma de impedir que o PT e o Governo atrapalhem as investigações.
- Se o PT agir para impedir as investigações, a oposição vai se mobilizar para criar uma CPI do caso Santo André. O governo não pode impedir a investigação de um crime. Não seria bom politicamente - afirmou o presidente do PFL.
A CPI dos Bingos foi criada para apurar o caso Waldomiro Diniz, ex-assessor da Casa Civil, flagrado pedindo propina para ajudar na renovação de um contrato entre a Gtech e a Caixa Econômica.
Durante os trabalhos, o caso de Santo André passou a ser investigado pelos senadores que integram a comissão.
O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, disse que setores do governo defendem ação no Supremo contra a CPI dos Bingos pela suposta fuga do foco das investigações.
Os holofotes voltaram-se na última semana para o assassinato de Celso Daniel, depois que o legista Carlos Delmonte Printes - o primeiro a afastar a hipótese de que o político foi vítima de crime comum - foi encontrado morto. Foi a sétima morte misteriosa do caso.
A família do legista admitiu ontem, pela primeira vez, que Printes não cometeu suicídio. A polícia está investigando a possibilidade de envenenamento. Em depoimento à Polícia Civil e ao Ministério Público, Guilherme, filho do legista, disse que, na noite anterior à morte, o pai falou de planos para o futuro e reclamou de dores. Para a família, ele teria morrido de causas naturais, o que foi afastado pelos peritos.