Título: Amorim: acordo nuclear é ''uma idéia''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/10/2005, País, p. A6
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem que ''é apenas uma idéia'' o acordo nuclear entre Brasil, Argentina e Venezuela, proposta pelo presidente deste último país, Hugo Chávez. Segundo Amorim, ''no momento, não há nenhum acordo sendo feito''.
O chanceler afirmou que o Brasil deveria se concentrar, primeiro, em terminar todo o seu desenvolvimento do ciclo de enriquecimento de urânio, etapa fundamental para a produção de energia nuclear ou uma eventual bomba atômica.
Apesar de ter minimizado a idéia de Chávez, Amorim afirmou, diplomaticamente, que ela tem ''méritos''. Ao ser informado de que o governo dos Estados Unidos, que mantém tensa relação com Chávez, vira com apreensão a notícia, disse que a pesquisa e o conhecimento da energia nuclear eram um direito de todos os países.
- Todos os países têm direito ao desenvolvimento da tecnologia nuclear para fins pacíficos - afirmou o ministro.
Nos bastidores, assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disseram que um eventual acordo com a Venezuela e a Argentina sobre energia nuclear deixaria clara uma vedação a eventual uso militar.
- O governo está apoiando a idéia de desarmamento no Brasil. Não vai querer uma bomba atômica - brincou um assessor.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que está ''preocupado'' com as intenções de Hugo Chavez, mas não pretende tomar nenhuma decisão enquanto não houver uma ''ação concreta'' da Venezuela. O departamento evitou falar sobre a parceria do Brasil e da Argentina. (FP)