Título: Jornalista irlandês desaparece
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/10/2005, Internacional, p. A8

LONDRES - Um correspondente em Bagdá do jornal britânico The Guardian supostamente seqüestrado por um grupo armado quando cobria o julgamento de Saddam Hussein, foi dado como desaparecido ontem em Bagdá.

O irlandês Rory Carroll, de 33 anos, está há nove meses no Iraque. O Guardian , que o considerou um de seus correspondentes mais experientes, pediu qualquer informação que possa ajudar na investigação.

Seu pai, Joe Carroll, ex-correspondente internacional do periódico irlandês Irish Times, disse à rádio pública RTE que Rory estava tomando cuidados, mas que Bagdá é um lugar perigoso demais para jornalistas:

- Ele fez todo o possível para nos assegurar de que não estava em perigo e que estava num hotel. Além disso, dizia ter dois motoristas e dois intérpretes. Vimos agora que ele subestimava as circunstâncias - afirmou.

Desde o início do ano, oito repórteres estrangeiros - uma italiana, dois indonésios, três romenos, um americano e uma francesa - foram seqüestrados no país. O americano Steven Vincent, jornalista independente, foi o único a ser assassinado, em Basra (Sul), no dia 2 de agosto.